Aprenda a perceber quais são os tipos de amizades tóxicas ao seu redor
Seguindo algumas dicas, sua vida vai se tornar mais leve e tranquila, assim que você eliminar estas relações negativas.
Nós estamos acostumados a ouvir que os amigos são a família que podemos escolher. Estas são as pessoas que queremos ter por perto para os momentos bons e ruins. Uma relação de amizade deve ser saudável e leve, e não algo que nos dê dor de cabeça ou então que ultrapasse certos limites e se torne abusiva ou até mesmo violenta.
Porém, como em qualquer tipo de relação que envolve pessoas, há muitas exceções e casos negativos de amizades. Através de certos tipos de amigos é que começamos a enxergar o quão tóxica uma relação pode ser, e com isso, aprendemos a reconhecê-las para nos livrarmos o mais rápido dessas situações. Seguindo algumas dicas, sua vida vai se tornar mais leve e tranquila, assim que você eliminar estas relações negativas.
Antes de mais nada, vale ressaltar que um estudo recente publicado pelo American Journal of Sociology descobriu que existem padrões comportamentais que podem indicar amizades tóxicas. Além disso, segundo os cientistas, a agressão e o bullying estão mais presentes entre amigos do que em ocasiões com estranhos.
Leia mais: Como usar a inteligência emocional para construir amizades mais verdadeiras e sólidas
Como reconhecer e eliminar suas amizades tóxicas?
Os cientistas perceberam que é mais fácil vitimizar uma pessoa para ganhar popularidade ou alcançar outro objetivo quando o alvo é alguém próximo, ou seja, um amigo. Para iniciar, se você já suspeita que tem amizades nocivas, precisa aprender a deixar de lado o medo e impor certos limites para brincadeiras e ações. Você tem que fazer com que sua voz também seja ouvida e respeitada.
Uma conversa sincera deve permitir que a outra pessoa entenda e respeite sua presença e limitações. Se isso não for possível, a recomendação é cortar as amizades tóxicas da sua vida, pois elas vão prejudicar sua saúde mental.
Amigos por conveniência
A pesquisa mostrou que uma característica destes “amigos” é o foco em fazer amizades apenas em caso de interesse. Isso significa que as relações tóxicas geralmente surgem de uma necessidade, que costuma ser material.
Se você sente que seu “amigo“ está fazendo algo com você, é melhor repensar o relacionamento que você construiu. As amizades devem ser permanentes, sem necessidade de alternar entre utilidades para existir. Apenas estar perto de pessoas conversando e compartilhando experiências de vida, rir ou passar algum tempo à toa será suficiente. Se esse não for o caso, fique ligado.
Comentários estão fechados.