Para que serve cada símbolo da maquina de lavar roupas?

Existem cinco grupos de símbolos: lavar, alvejar, secar, passar e limpar a seco. Acompanhe a leitura e saiba o que significa cada um deles.

É natural que as pessoas não saibam para que servem e quais os significados de cada símbolo da sua máquina de lavar. Além disso, quando sabem, tem dificuldade de memorizar, decorar e saber para qual roupa utilizar. Sabendo disso, separamos neste artigo o significado de casa símbolo presente na sua máquina de lavar e para que serve. Confira!

Leia mais: Poderoso antioxidante, conheça a receita da água detox de melancia e limão

Quais os símbolos e para que servem?

No total, existem cinco grupos de símbolos: lavar, alvejar, secar, passar e limpar a seco. Porém, dentro de cada grupo, existem variações do que pode ou não ser feito com a roupa. Logo, é possível você saber, com os símbolos, se é possível lavar tecidos mais pesados na máquina, como edredom e tapete.

Por exemplo, o símbolo de lavagem é representado por um “copo” d’água. Ou seja, quando ele aparece, significa lavagem manual ou na máquina, e se tiver a representação de uma mão, só pode ser feita lavagem manual. Seguindo a lógica, o copo tiver uma numeração, significa que essa é a temperatura máxima da água. Já se tiver um X, significa que não é possível lavar à água. Por fim, se copo tem um traço embaixo, a centrifugação deve ser reduzida.

Agora, o alvejar é o que possui o desenho de triângulo. Sendo assim, se aparece um triângulo com um CL dentro, significa que você pode utilizar alvejante à base de cloro, e se tiver um X, esse produto não deve ser utilizado.

O símbolo para secar é o representado pelo desenho de um quadrado. Quando este possui um círculo e um ponto dentro, significa que você deve secar em temperatura mínima, e quando houver dois pontos, em temperatura máxima.

Quando o quadrado apresenta um círculo e um X, não é possível usar secadora, já o semi círculo significa que deve secar pendurado. Por fim, o quadrado com três traços verticais significa que deve secar pendurado sem torcer, e o quadrado com um traço horizontal é para secar na horizontal sem torcer.

Símbolos nas etiquetas das roupas

Nas roupas, o símbolo de passar aparece com um ferro de passar, e caso ele possua um X, é porque não pode passar. Entretanto, o que muda nos outros é a temperatura: o ferro com um ponto dentro é para passar no máximo a 110º, dois pontos, 150º, e três pontos, no máximo 200º.

Por fim, o símbolo de limpar a seco é o que possui o desenho de círculo. Se o círculo possui um A, significa que é possível usar todos os solventes. Com o P, deve ser usado hidrocarboneto ou percloroetileno, e com o F, é possível usar hidrocarbonetos. O círculo com um tracinho embaixo significa restrição ao uso de água e/ou centrifugação. E por fim, o círculo com o X indica que a peça não pode ser lavada a seco.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More