O que é Kaizen? Significado, metodologia, como aplicar

Kaizen é um sistema que requer interação e participação de todos os funcionários, desde a equipe de linha de frente até a alta administração e o CEO da empresa.

O que é Kaizen? Kaizen é uma filosofia, com origem no Japão, que visa dar passos graduais para a melhoria dos processos de negócios, produtos e qualidade. Pode ser definido como um esforço contínuo de todos os funcionários da organização para garantir a melhoria contínua dos processos e sistemas da empresa.

Assim, essa filosofia também ajuda a eliminar, podendo ser aplicado a processos, como compras e logística, que cruzam as fronteiras organizacionais da cadeia de abastecimento.

A metodologia Kaizen visa a melhoria contínua dos processos e da qualidade não só no setor de manufatura, mas também em outros departamentos. No mundo de hoje, Kaizen tem sido aplicado em diferentes áreas, como saúde, governo, finanças, software e várias outras indústrias.

Como aplicar o método Kaizen?

As atividades Kaizen são geralmente implementadas usando o ciclo Plan-Do-Check-Act (PDCA). Isso garante que haja sempre um ciclo contínuo em ação para monitorar as mudanças e continuar a aprimorá-las.

Plano – Defina o problema e desenvolva soluções potenciais. Os objetivos e processos necessários são definidos e as informações coletadas para obter o resultado esperado.

Fazer – Implementar o plano e executar os processos definidos. Colete dados, se houver, para serem usados ​​nas fases subsequentes.

Verificar – Avalie os resultados para ver se a solução atendeu aos resultados esperados. Pesquise eventuais desvios nas implementações do plano. Converta os dados obtidos em informações.

Aja – Com base nas informações, se as coisas estão indo bem de acordo com o plano, tome medidas para estabilizar as mudanças ou, caso contrário, repita o ciclo PDCA se ainda houver alguns problemas não resolvidos.

Como funciona o Kaizen?

O Kaizen atua reduzindo o desperdício (muda) e eliminando processos de trabalho excessivamente difíceis (muri). O sucesso ocorre quando os funcionários de todos os níveis hierárquicos da organização buscam espaço para melhorias e fornecem sugestões e feedback com base em suas experiências e observações.

Geralmente, essas sugestões são sobre pequenas mudanças que podem ser feitas nos processos de negócios existentes que podem dar resultados positivos para a empresa por um longo período de tempo.

Para que isso funcione, é importante que fique claro que qualquer tipo de sugestão de qualquer pessoa é bem-vinda e não haveria impactos negativos na participação. Em vez disso, os funcionários serão recompensados ​​pela participação nas atividades do dia a dia.

Os cinco elementos primários do Kaizen

O Kaizen se baseia em cinco elementos primários:

1 — Círculos de qualidade: um círculo de qualidade é um grupo de pessoas que trabalham no mesmo projeto ou em um projeto semelhante, que se encontram regularmente para identificar, analisar e resolver questões relacionadas ao trabalho.

2 — Moral melhorada: esse é um passo importante para alcançar eficiência e produtividade a longo prazo.

3 — Trabalho em equipe: Kaizen se esforça para ajudar os funcionários a pensar que todos fazem parte de uma equipe e precisam se esforçar coletivamente para ter sucesso.

4 — Disciplina pessoal: um compromisso com a disciplina pessoal de cada funcionário garante que a equipe permaneça forte.

5 — Sugestões de melhoria: coletar feedback de todos os funcionários garante que os problemas sejam resolvidos antes que se tornem significativamente grandes.

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