Saiba como conquistar a confiança de um cachorro

Se você adotou um pet e ele ainda não se adaptou, então confira nesse artigo algumas dicas de como conquistar a confiança de um cachorro.

De forma geral, os cães são bem dóceis e lidam bem com outras pessoas. No entanto, alguns animais carregam traumas e certos comportamentos que fazem com que sejam agressivos com estranhos.

Podemos observar isso em animais resgatados da rua ou de um lar onde eram maltratados: o cachorro não deixa que toquem nele, não interage com outros animais e pode ser extremamente agressivo.

Isso não é culpa do bichinho, pois ele apenas não está acostumado a receber carinho e ser cuidado. Por isso, devemos sempre proteger animais assim e ajudá-los a melhorar, lembrando que pode levar tempo, mas com insistência e muito amor vai dar certo.

Se quiser saber como conquistar a confiança de um cachorro, então acompanhe a leitura!

Primeiro contato

Já no primeiro encontro com o pet é preciso demonstrar segurança para ele, então mantenha a calma e se aproxime lentamente. Você deve se abaixar e manter um espaço de segurança entre os dois, a ideia é chamá-lo ou oferecer algum petisco e esperar que ele chegue até você.

Caso ele se sinta seguro o cão vai atravessar esse espaço e interagir com você, dando lambidas e cheirando-o. O importante é continuar calmo e acariciar o animal na cabeça, mas não se preocupe com mordidas, pois, se ele já foi até você é pouco provável que rejeite o seu carinho.

Próximas interações

Após esse primeiro contato, é importante que você mantenha sempre uma voz e postura amigável com o animal. Você deve conversar com ele, dar alguns comandos, chama-lo pelo nome e utilizar palavras repetitivas, assim ele vai conseguir entender o que você quer.

É interessante utilizar petiscos e brinquedos nesse momento, isso vai te ajudar bastante a interagir e se aproximar mais do cão.

Mantenha-se próximo no dia a dia

É importante que você continue cuidando e sendo carinhoso com o cão todos os dias, pois algumas atitudes erradas por parte do humano podem fazê-lo perder a confiança e todo o processo terá de ser refeito.

Assim, continue brincando com o pet, leve-o para passear, dê petiscos para recompensar bons comportamentos, ofereça uma boa alimentação e cuide de sua saúde.

Vale ressaltar que é completamente errado bater no animal, pois além de ser considerado maltrato perante a lei também não ensina nada ao cão, apenas a temê-lo.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More