Como conservar alho com casca? Veja dicas para manter o alho fresquinho

Você vai aumentar muito a durabilidade do alho com essas dicas preciosas!

O alho tem presença garantida na cozinha de milhões de pessoas. Há quem opte por guardar o alho já triturado ou em conservas, mas também há quem prefira armazenar com cascas para retirá-las apenas na hora de utilizar. Porém, você sabe qual a melhor maneira de fazer isso? Descubra agora como conservar alho com casca.

Leia mais: O que não guardar na geladeira? Um guia sobre a conservação de alimentos

Em primeiro lugar, saiba que é muito importante armazenar os alimentos de forma correta. Além de evitar o desperdício de dinheiro e de comida, caso você não perceba que algo está estragado e consuma o alimento contaminado, pode adquirir infecções causadas por microrganismos como fungos.

Como escolher o alho?

O mais correto é sempre adquirir o alho com casca. Embora o alho já descascado possa parecer uma opção mais prática, ao comprá-lo dessa forma você está perdendo algumas das suas propriedades.

Na hora de escolher, verifique se estão limpos, bem firmes e sem a presença de machucados. Bulbos amolecidos indicam que o alho está muito maduro, e assim não será possível conservá-lo por muito tempo.

Se a compra for a granel, o ideal é remover a primeira casca a fim de observar se estão em perfeito estado, porque algumas escoriações e sujidades podem ficar escondidas na casca.

Como conservar alho com casca?

O alho não deve ficar em locais abafados. Por isso, guarde-o em local bem arejado e longe da incidência direta do sol. Temperaturas em torno de 16 a 20°C são ideais para sua melhor conservação.

Muitas pessoas acreditam que o alho deve ficar dentro da geladeira. No entanto, essa informação não é verdadeira, pois a refrigeração faz o alho se deteriorar mais rápido. Portanto, siga a dica e deixe-o em temperatura ambiente, desde que receba ventilação.

Esse alimento não deve, em hipótese alguma, ser mantido em potes fechados, devido ao risco de proliferação de fungos e também de germinar. Alhos mofados devem ser descartados imediatamente, mas os que desenvolverem brotos podem ser consumidos. Para isso, basta cortar a parte dos brotos e depois utilizar normalmente.

Outro ponto importante é quanto ao recipiente para o armazenamento do alho. Dê preferência às cestinhas de madeira ou metal. O plástico favorece a proliferação de fungos, portanto esse tipo de material deve ser evitado.

O alho com casca permanece bem conservado por até 3 meses em local fresco, sem a presença de umidade.

Se você gostou desse conteúdo, então clique aqui para ler mais artigos como esse!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More