O que não guardar na geladeira? Um guia sobre a conservação de alimentos

Certos alimentos, como tomate, café e pão não devem ficar guardados dentro da geladeira.

Por senso comum, nós estamos habituados a achar que a geladeira é o lugar perfeito para fazer a conservação de alguns alimentos.  No entanto, pode ser que o efeito seja justamente o contrário! Ao guardar alguns alimentos indevidos na geladeira, pode ser que você esteja ajudando-os a estragá-los.

Leia Mais: Aprenda a economizar gás de cozinha com essas dicas!

E para te ajudar nessa missão de saber o lugar ideal dos alimentos, separamos aqui alguns alimentos que você deve manter longe da geladeira. Confira!

O que não guardar na geladeira

  • Batatas

Quem nunca guardou as batatas na bandeja de vegetais da geladeira? Pois saiba que essa forma de conservação, além de desnecessária, é prejudicial.

Isso porque, quando guardadas na geladeira, as batatas perdem sabor, cor, textura e também boa parte da reserva de amido, que vir açúcar.

Então, na hora de guardar batatas, opte por um saco de papel que deve ficar aberto em qualquer lugar arejado da dispensa.

  • Café

Se você não quiser ter um café de sabor fraco, é melhor deixá-lo longe da geladeira, pois o essencial é mantê-lo em recipientes fechados, sem entrada de ar.

Assim, de preferência, compre um pote específico para guardar o café. Qualquer pote com tampa é válido. Deixar o café na embalagem aberta também não é uma opção.

  • Alho

Pouca gente sabe, mas o alho precisa ser conservado em ambientes arejados, para que assim seja ventilado.

Dessa forma, guardá-lo na geladeira pode acarretar em perda de sabor, além da possibilidade de gerar mofo, por isso, deixe-o soltinho em uma cesta que ele irá durar bastante!

  • Tomate

Esse alimento também faz parte do grupinho que vai parar na gaveta da geladeira, mas não deveria. Na geladeira a fruta perde sabor e apodrece facilmente.

Por isso, opte por deixá-la em uma fruteira, local arejado onde a fruta irá durar por muito mais tempo.

  • Cebola

Guardando as cebolas na geladeira, você também estará ajudando a estraga-las mais facilmente, pois elas também precisam de ventilação.

Além do mais, a umidade da geladeira não vai fazer nada bem às cebolas, sendo melhor deixá-las nas despensas e longe das batatas, para que não apodreçam rapidamente.

  • Pão

Por último, um alimento que não faz o menor sentido ser guardado na geladeira: o pão. A refrigeração fará muito mal ao pão.

Isso porque, quando na geladeira, os pães vão ficar ressecados e perder muito da sua textura e sabor.

A melhor opção é consumi-los rapidamente e deixá-los na despensa, que é o seu lugar.

Temos certeza que você nunca mais vai colocar esses alimentos na geladeira, então espalhe essa informação preciosa e envie a matéria para os amigos que precisam saber disso!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More