Cultivando jiboia: Aprenda como fazer mudas dessa clássica plantinha
Muito procurada pelos brasileiro, a jiboia é a planta ideal para ambientes internos. Veja mais!
A jiboia é muito utilizada para decorar ambientes internos, além de ser um símbolo da botânica nacional. Portanto, aprenda agora como cultivar jiboia e como fazer mudas desta planta maravilhosa que é um ornamento muito comum pelos lares do nosso país. Acompanhe a leitura!
Leia mais: Aprenda como plantar mudas de limão siciliano
As características da planta jiboia
A jiboia é muito famosa por sua folhagem semelhante a um coração e por ter um caule caído, sendo portanto a famosa “planta de pendurar”. Ademais, ela funciona como um ótimo filtro de ar e, caso você acredite, também pode ser um amuleto que protege e consagra sua casa. Todavia, ela é tóxica, então é melhor deixá-la longe do alcance de animais e crianças.
Como fazer mudas de jiboia?
A jiboia tem uma boa adaptação mesmo em ambientes com sombra, pois não demanda incidência direta de luz solar. Contudo, ela terá um crescimento mais saudável e rápido se recebê-los diretamente. Ademais, como uma planta nativa do clima tropical, ela não aguenta temperaturas muito baixas.
O modo de hidratá-la é básico, basta analisar se a terra está muito seca, mas você também pode seguir o cronograma das estações do ano. Nos períodos mais quentes e secos, como o verão e a primavera, você deverá regar com um pouco mais de água, de duas a três vezes por semana. Já no outono e inverno, quando há frio e umidade, é indicado diminuir as doses de água e ir variando de uma a duas regas na semana.
Como podar sua jiboia?
A jiboia é uma planta que se espalha com bastante facilidade. Opte por podá-la no período da primavera, para retirar as folhas secas, amareladas e partes sem uma boa formação. Em geral, os vasos conseguem controlar o tamanho da planta, e quando suspensa, ela deixa seus caules e folhas caírem em direção ao chão, embelezando e harmonizando o espaço, mas caso estejam tocando o solo, corte na altura que preferir.
Processo de adubação da planta
O processo de adubação da jiboia é bem simples. Escolha sempre os fertilizantes orgânicos e aplique esses produtos a cada três meses, espaço de tempo necessário para realizar o enriquecimento da terra. Por isso, evite trocar o vaso por, pelo menos, 2 anos.
Fazendo mudas de jiboia
Para fazer uma mudinha, você precisará cortar no sentido diagonal a ponta de um ramo que possua de 4 a 6 folhas. Depois, coloque em um recipiente com água e espere que surjam as raízes. Logo em seguida, coloque-a em um ponto que tenha boa iluminação, mas sem contato direto com o sol.
Com o aparecimento de suas raízes, leve a nova plantinha para um vaso com substrato parcialmente molhado e bem enriquecido com material orgânico. Além disso, é necessária uma camada de drenagem, que pode ser feita com argila expandida abaixo de uma manta de bidim ou qualquer outro tecido poroso de composição sintética.
Se gostou dessas dicas, então clique aqui para ler mais conteúdos como esse!
Comentários estão fechados.