Aprenda a esterilizar vidro com essas dicas caseiras super eficientes!

Antes de reutilizar os potes de vidro, é importante que você faça uma limpeza completa nos mesmos para evitar que sujeira se acumule.

Após o uso dos potes de vidro por seus produtos originais, pode ser que o espaço se torne abrigo de vírus e bactérias. Isso porque, muitas vezes, a lavagem tradicional apenas com água e sabão não é suficiente para limpá-lo completamente. Assim, é importante saber como esterilizar vidros para impedir que, ao reutilizar o pote, você possa ter algum prejuízo para a sua saúde.

Leia mais: Panela antiaderente: Confira todos os cuidados necessários na hora da limpeza.

Dicas de como esterilizar vidros

  • Comece pela lavagem

Embora a lavagem não seja suficiente para retirar todas as impurezas dos vidros, você deve começar por ela. Portanto, use água e sabão em abundância para remover os excessos do antigo produto que ali estava para impedir interferência naquilo que você irá guardar. Por fim, seque bem, pois deixar água parada em potes pode servir para o acúmulo de bactérias.

Logo em seguida, faça a remoção do rótulo usando uma mistura caseira muito prática e simples. Com um pouco de sabão e água quente você consegue retirar todo o rótulo e a cola. Então, faça essa mistura e deixe o vidro submerso na solução. E caso isso não seja suficiente para resolver o problema, você pode terminar o processo com a ajuda de um secador de cabelos.

  • Esterilizar vidros em água fervente

A melhor forma de esterilizar vidros é utilizar altas temperaturas, sendo a mais simples delas o uso da água fervente. Dessa maneira, separe a água em uma panela com os potes e a leve ao forno até que comece a ferver. Inclusive, o correto é que a água permaneça em fogo médio por pelo 15 a 20 minutos após a fervura, para só então desligar.

Por fim, retire os vidros com algum utensílio para não se queimar e deixe que eles esfriem, de preferência em uma superfície limpa forrada com papel toalha. Não caia na ideia de resfriar o prato com água gelada, pois esse choque térmico pode causar a rachadura e até quebra do vidro.

  • Esterilizar no forno ou micro-ondas

Tanto o método do forno quanto o do micro-ondas são eficientes para fazer com que o seu vidro fique esterilizado. Por isso, você pode usar ambos, desde que tenha cuidado com o processo. No caso do forno, leve os vidros em uma assadeira ao forno em 120°C por apenas 15 minutos, tempo suficiente para que o vidro não trinque.

Já no micro-ondas, você precisará adicionar cinco colheres de sopa de água dentro do vidro e deixar que eles esterilizem por 2 minutos em baixa potência. Porém, tenha cuidado ao retirá-los, pois estarão bem quentes. Em ambos os métodos, também vale o cuidado com o choque térmico entre água quente e gelada.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.