Tem tido pensamentos ruins e negativos? Veja as dicas de psicólogos para se livrar deles
A saúde mental é muito importante e esses pensamentos ruins podem ser muito destrutivos. Por isso, saiba como lidar com eles.
É impossível estar sempre disposto e com pensamentos bons e positivos diante de tantas situações difíceis capazes de nos incomodar. Entretanto, não precisamos ser reféns de sentimentos ruins que nascem de ideias prejudiciais. Por isso, reunimos aqui algumas dicas importantes de como lidar com pensamentos ruins e negativos, segundo alguns psicólogos.
Leia mais: Aromaterapia e seus benefícios para a saúde mental e física
Confronte seus pensamentos
Nem tudo aquilo que pensamos é, necessariamente, uma verdade. Inclusive, existe sempre a possibilidade de vivermos situações de autossabotagem, em que a nossa mente nos condena a pensar nas piores hipóteses. Porém, a boa notícia é que você não precisa acreditar em tudo o que a sua cabeça traz.
Logo, sempre que possível, confronte os seus pensamentos. Por exemplo, “será que esse problema realmente merece que eu me preocupe tanto assim?”, ou então, “qual a possibilidade de isso acontecer?”. Dessa forma, nós tiramos o poder de nossos pensamentos e nos apoderamos da realidade.
Descanse a sua mente
Confrontar os pensamentos pode gastar muita energia, mas os resultados serão positivos, desde que você saiba intercalar com momentos de descanso. Ou seja, não pressione tanto a sua mente para encontrar soluções. Uma boa forma de lidar com isso é por meio de práticas simples, como a meditação, o exercício físico, conversar com os amigos e afins.
Além disso, é muito importante reconhecer quando os nossos pensamentos não fazem sentido e só irão nos prejudicar. Nesses casos, o mais indicado é saber qual o momento de abandonar tal ideia e literalmente entender que pensar tanto sobre isso não irá te levar a nada. Afinal, focar demais sobre todas as coisas que podem te fazer mal e os imprevistos da vida não fará com que você os impeça de acontecer. Então, não faz sentido pensar tanto nisso.
Saiba quando pedir ajuda
Por fim, é muito importante buscar a ajuda de profissionais capacitados sempre que for necessário, afinal, algumas condições clínicas demandam ajuda específica. Logo, não rejeite o poder da psicoterapia e do apoio dos psicólogos, terapeutas, médicos e psiquiatras. Eles poderão te ajudar a identificar os motivos que levaram a esse colapso, solucioná-los e, assim, você ter uma melhor qualidade de vida.
Comentários estão fechados.