Aprenda como fazer adubo líquido de maneira simples
Ter uma linda horta em casa lhe traz vantagens e, para te ajudar a mantê-lo saudável, iremos mostrar como fazer um adubo líquido.
Fazer adubação é importante, pois podemos enriquecer o solo com minerais, vitaminas e outros nutrientes. Os adubos são compostos por matéria vegetal como casca de ovos, cascas de frutas e verduras, borra de café, folhas ou lascas de madeira e também é possível utilizar restos de peixe.
Leia mais: Dicas para servir um café muito mais elaborado e cheio de sabor
Além disso, quando feito com restos de alimentos, ajuda a reaproveitar esses resíduos que iriam para o lixo e seus benefícios perdidos. Se quiser saber como fazer adubo líquido, então acompanhe essa leitura!
Como fazer
Você vai precisar reunir todas as cascas, frutas, verduras e ovos que iriam para o lixo durante uma semana. Passado esse tempo você terá uma boa quantidade de ingredientes para fazer seu adubo líquido.
Então coloque tudo junto em um processador e triture. Quando estiver bem processado você vai reservar a mistura em um pote ou balde com tampa.
O próximo passo é adicionar folhas verdes de diferentes plantas à vasilha, posteriormente adicione água – preferencialmente captada da chuva – até cobrir a mistura.
Após isso feche o recipiente e deixe assim durante 15 dias em um ambiente protegido do sol e da chuva. Depois desse tempo abra o pote e coe a mistura: o líquido retirado será o seu adubo líquido.
Como usá-lo
É tão simples quanto a sua produção: dilua o líquido que foi peneirado na proporção de 1 para 10, ou seja, 1 litro do adubo para 10 litros de água.
O adubo só deve ser usado apenas duas vezes ao mês, não sendo aconselhado utilizar em árvores pequenas, plantas recém plantadas e nem em solos que já estão com outros adubos.
Sua aplicação deve ser feita no momento da rega e apenas borrife no solo. Também não deixe cair nas folhas e caules das plantas porque pode causar queimaduras.
É importante ressaltar que a aplicação deve ser feita de manhã ou pela tarde, período em que o solo estará mais frio, para evitar qualquer impacto negativo para a planta.
Gostou dessas dicas e quer ler mais textos como esse? Basta clicar aqui!
Comentários estão fechados.