Dicas para servir um café muito mais elaborado e cheio de sabor

Deixe seu café muito mais gostoso conferindo as nossas super dicas!

Se consagrando como uma das bebidas mais consumidas no mundo, o café está presente na rotina diária de milhares de pessoas ao redor do globo, das primeiras horas da manhã ao jantar. Mas saber como deixar o café mais gostoso é essencial para se ter prazer ao saborear a tão estimada bebida.

Leia mais: Conheças as motos elétricas mais baratas do Brasil

Com isso, iremos te fornecer dicas infalíveis para se obter um bom café a partir de cuidados básicos que podem tornar a bebida do dia a dia ainda mais saborosa. Confira abaixo!

Devo ferver a água do café?

Por mais simples que a receita do café seja, ela não garante que a bebida irá sair boa, então é preciso tomar alguns cuidados antes de prepará-lo, como, conferir o tipo do café a ser passado e se certificar da qualidade da água.

Sendo um ingrediente indispensável no preparo da bebida, é ideal sempre usar água filtrada, mas que não tenha um gosto muito forte de cloro. Lembre-se que todo o gosto que tiver na água poderá aparecer no café e não será muito agradável.

Mas afinal, devo ou não ferver esta água? Sim, deve-se ferver a água para passar o café, mas assim que começar a borbulhar, recomenda-se que desligue o fogo e logo em seguida já coloque no filtro de pano ou papel. Aqui vai uma dica bacana: Use uma parte da água fervente para escaldar os utensílios você utilizará no preparo, bem como as xícaras e colheres. Isso faz com que, além de limpá-los, todos os utensílios fiquem em uma boa temperatura para receber o café depois de pronto.

Qual o tipo ideal de café?

É de suma importância saber a procedência do café, então faça uso de marcas que fazem questão de mostrar o processo de fabricação, bem como a origem do grão. Um café de qualidade demanda de um meticuloso trabalho, então saber onde é fabricado e o produtor responsável faz toda a diferença.

É sempre bom optar por uma torra fresca, pois ela garante que as características aromáticas e de sabor do grão estejam bem acentuadas. Bem como, sempre dê preferência para cafés moídos na hora, isso fará com que sua bebida seja muito mais saborosa.

Acertando na medida

Entender as proporções ideais é o segredo para um bom café. Por isso é importante saber as medidas corretas na hora do preparo, uma balança de alta precisão poderá te auxiliar nessa tarefa, mas é possível utilizar de outras medidas que você já tenha em casa.

Super dica, uma colher de sopa carrega cerca de 13 a 15 gramas de café e um copo comum de cozinha geralmente tem 200ml. Para cafés especiais, é ideal usar a proporção de 10g de café para cada 100ml. Mas você pode ir testando quais as proporções mais agradam o seu paladar.

Como armazenar seu café

O café especial demanda de um maior cuidado na hora de guardar, pois dependendo da maneira utilizada, pode influenciar no sabor final do produto. Para armazenar bem o seu café, ele deve ser posto em embalagens ou recipientes escuros e bem vedados, além disso, devem ficar protegidos do calor e da luz, mas nada de por na geladeira, um armário arejado já está de bom tamanho. Dessa maneira, seu produto será bem conservado e durará muito mais tempo.

Agora que você já aprendeu como deixar o café mais gostoso, clique aqui e leia mais artigos como esse!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More