Aprenda a fazer e cuidar de uma muda de coqueiro
Coqueiros são árvores grandes, mas muito fáceis de cuidar. Quer saber como fazer uma muda de coqueiro a partir do coco?
O coqueiro é uma planta muito utilizada na decoração de casas litorâneas por ser grande e imponente, além de gerar bons frutos que provêm uma água deliciosa e refrescante. Se você quiser saber algumas curiosidades e também como fazer uma muda de coqueiro, então acompanhe essa leitura!
Leia mais: Você sabia que seu cachorro sabe reconhecer as suas emoções?
Essa planta é da família das palmeiras: plantas com folhas características em forma de pena ou leque e que têm cerca de 2.500 tipos, sendo os principais: babaçu, carnaubeira e o coqueiro.
Assim, o coqueiro pode ser classificado como a palmeira que dá coco e ele ainda se divide em dois tipos que podem ser diferenciados pela altura: o coqueiro anão e o alto.
Aqui no Brasil o coqueiro alto é o mais comum e é o que faz parte da vegetação do litoral. Ele pode chegar a 25 metros de altura e o anão só chega até 5 metros, mas não é tão comum de encontrar.
Como os frutos crescem no topo, pode não ser uma boa opção escolher o alto se você deseja colhe-los com facilidade.
Como fazer
O primeiro e mais importante passo é amolecer a casca do coco. Para fazer isso basta colocar um coco fresco submerso em água, pode ser dentro de um balde.
Você também pode colocá-lo dentro de um saco com água e fechar. Para ambos os casos é preciso deixá-lo em um ambiente quente e escuro por cerca de 3 a 4 dias.
Passado esse tempo você deve retirar o coco da água e enrolar suas raízes em um saco – pode ser o coco inteiro também – e deixar no mesmo ambiente que estava anteriormente. Quando as raízes chegarem a 20 cm mais ou menos você pode plantar o coco.
É possível plantar em um vaso ou diretamente no solo, para isso escolha um ambiente bem iluminado e que a planta passe a maior parte do dia recebendo luz.
O solo deve ser bem drenado, então prefira um arenoso e faça uma elevação caso decida planta-lo diretamente no chão, isso vai contribuir para a drenagem da muda.
Após preocupar-se com esses requisitos, chegou a hora de colocar a muda no solo. Para isso faça um buraco, que não precisa ser muito fundo, apenas comportar as raízes e deixar o broto embaixo da terra.
É necessário regar toda semana, então vale a pena coletar água da chuva para isso. Assim, vai acabar economizando no fim do mês.
Se você gostou desse tema e quer conhecer mais sobre ele e outros assuntos, clica aqui!
Comentários estão fechados.