Você sabia que seu cachorro sabe reconhecer as suas emoções?

Você já sentiu que o seu cachorro sabe quando você está triste ou com emoções a flor da pele? Pois eles de fato sabem!

Quem nunca sentiu um cuidado do seu cachorro em momentos de tristeza? Um carinho em um momento em que você se sentiu sozinho ou com emoções a flor da pele?

Cachorros agem dessa forma visto que são animais muito sociáveis, empáticos e que criam laços verdadeiros com os seus donos.

Leia mais: Você sabia que seu cachorro sabe reconhecer as suas emoções?

E mais do que isso: eles de fato conseguem reconhecer quando você está triste, alegre ou incomodado com alguma coisa.

É isso que aponta um estudo do Instituto de Psicologia da USP e da Universidade de Lincoln no Reino Unido.

Os resultados do estudo apontam para a capacidade do seu melhor amigo de entender as emoções humanas. O estudo também explica como esse reconhecimento acontece.

Os cães reconhecem o humor do seu dono

Os pesquisadores seguiram o entendimento de que as expressões humanas são capazes de alterar o comportamento dos cachorros.

Com isso, decidiram testar de forma mais direta como isso acontece com os cachorros, e para testar, utilizaram atrizes simulando emoções.

Assim, colocaram uma atriz com uma expressão de raiva e outra com uma expressão de tristeza, e o cachorro deveria pedir alimento a uma das duas.

Segundo esses testes, os cachorros evitavam a atriz com expressão de raiva, o que mostra a capacidade dos cãezinhos de reconhecimento facial.

O estudo se mostra bastante visionário, uma vez que coloca os cachorros numa posição de inteligência e sensibilidade.

E mais do que isso: o teste também mostra como o comportamento dos donos afeta o comportamento dos próprios cachorros.

Uma vez que o seu dono está raivoso, ele opta por não incomodá-lo ao invés de fazer aquilo que era mais esperado pela sua natureza.

“A pesquisa evidencia que o cachorro leva em conta as expressões das emoções dos humanos para fazer escolhas”, escreve a coautora do trabalho, Breseida Resenda.

Ainda seguindo a coautora, os cães estão sempre atentos às expressões do seu dono e buscam de todas as formas reverter sentimentos de tristeza e raiva.

“As pessoas poderão perceber o animal como um ser que presta atenção ao que fazemos e que toma as suas decisões com base nisso”, segue Braseida.

Em considerações do estudo, pois escreve que a partir desse entendimento, relacionamentos mais saudáveis e respeitosos devem ser construídos entre donos e cachorros.

Gostou da informação que seu cachorro sabe reconhecer as suas emoções? Então não perca as matérias aqui no site Escola Educação conteúdo variado e que faz diferença. Acesse aqui!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More