Sementeira: Aprenda como fazer utilizando caixa de ovo
Além de ajudar o meio ambiente, você também terá uma linda mini horta em sua casa. Veja mais!
De fato, com o passar do tempo e o acúmulo de lixo nas cidades, as pessoas têm buscado maneiras de reutilizar diversos materiais e transformá-los em coisas úteis.
Nesse sentido, pegar uma caixa de ovos que iria para o lixo e torná-la uma sementeira é um jeito bem simples de dar um novo destino ao material de forma super consciente e criativa. Por isso, aprenda como fazer uma sementeira com caixa de ovo. Acompanhe a leitura!
Leia mais: Confira 3 dicas para aproveitar restos de sabonete
Como fazer uma sementeira usando caixa de ovo?
Se você está se perguntando qual o tamanho de caixa de ovo ideal, não se preocupe. Não importa se ela é de meia dúzia, uma dúzia ou daquelas de 30 unidades, nem qual o tipo de material que a caixa é feita. Muito embora as de papelão sejam mais fáceis de manejar, fazendo com que a retirada das mudas posteriormente seja mais simples.
Além disso, a preparação do substrato de forma prévia também é bem importante. Uma vez que a caixa de ovo acaba dando pouco espaço para a planta se desenvolver, o ideal é que ela seja cultivada em um solo rico em matéria orgânica para que possa germinar plenamente.
Nesse sentido, é recomendado que o solo seja bem aerado, pois essa característica permite que a planta desenvolva melhor suas raízes. Para aerar a terra, basta misturá-la com um pouco de vermiculita ou areia de construção.
Outra dica é manter o solo sempre bem regado e drenado. Sendo assim, o ideal é fazer alguns furos no fundo de cada divisão da caixa para que a água possa escorrer.
Como mudar as mudas de vaso?
Assim que perceber que a planta germinou por completo, você pode remover a muda da caixa de ovo e plantá-la em um vaso maior. Com isso, o primeiro passo é verificar se suas raízes estão fortalecidas o suficiente para o transporte. Em seguida, basta ter atenção no momento que estiver mudando de lugar para não machucar essas raízes. Logo, descarte a terra antiga e faça novamente a drenagem do solo no novo vaso.
Comentários estão fechados.