Aprenda essa receita de doce de leite caseiro rápido e saboroso

Saiba como preparar um doce de leite incrível para acompanhar seus pratos.

O doce de leite é bastante popular e pode ser consumido de várias maneiras, seja cremoso ou sólido, tanto em preparações doces quanto como acompanhamento de receitas salgadas. Pensando nisso, hoje iremos te mostrar como preparar o seu próprio doce de leite caseiro.

Leia mais: Lichia: Conheça as 7 vantagens de incluir essa fruta no seu dia a dia

Como fazer doce de leite em casa?

Você só vai precisar de quatro ingredientes para o preparo dessa maravilha, e o rendimento é de cinco porções. Em relação ao tempo de preparo, são apenas 15 minutinhos, ou seja, é uma receita rápida, super fácil e de baixo custo. Dito isso, mãos à obra!

Ingredientes

  • 1 lata (395g) de leite condensado
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • 75 ml de leite
  • 1 colher (sopa) de manteiga sem sal

Modo de preparo

  1. Antes de tudo, ponha o açúcar em uma panela, leve ao fogo médio e espere até ficar em um tom de caramelo;
  2. Em seguida, adicione o leite, a manteiga e misture bem com uma colher;
  3. Acrescente o leite condensado e continue mexendo por cerca de 10 a 15 minutos, até essa mistura se tornar o doce de leite;
  4. Finalmente, desligue o fogo quando o doce adquirir o ponto desejado, então coloque em um recipiente refratário e aguarde até esfriar para servir.

Pronto, agora que você aprendeu o passo a passo para elaborar o doce de leite caseiro, é só preparar e comê-lo como preferir. Algumas sugestões são: consumir junto com queijo branco, como recheio para torradas, crepes e bolo, ou até mesmo para fazer alfajores.

Dicas para fazer o doce de leite caseiro perfeito

Use uma panela antiaderente, ou então que seja grossa, assim o doce não vai grudar no fundo. Além disso, é mais adequado usar uma colher de pau ou silicone para mexer, mas caso não tenha, você pode utilizar a de alumínio mesmo.

Se estiver na dúvida quanto ao ponto do doce, coloque um pouco em uma colher e aguarde esfriar. Depois, observe se ele endureceu um pouco e ficou mais cremoso, pois isso significa que está no ponto ideal.

Pode guardar o doce para comer depois?

Sim, mas são necessários alguns cuidados. Utilize um pote com tampa e armazene o doce na geladeira. Dessa maneira, você pode deixá-lo guardado por até 10 dias, mas o ideal é consumir o quanto antes para não estragar.

Se você gostou dessa receita, então clique aqui e leia mais conteúdos como esse!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More