Lichia: Conheça as 7 vantagens de incluir essa fruta no seu dia-a-dia

Entenda como esse alimento, facilmente encontrado no Brasil, ajuda a combater a obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares.

Nesse artigo você vai conhecer mais sobre a lichia: uma fruta avermelhada, de sabor adocicado e conhecida por ser um tanto exótica. Apesar de ser originada na China, também é facilmente encontrada no Brasil. Vamos te ajudar a entender como esse alimento ajuda a combater a obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares. Acompanhe a leitura e descubra todos os benefícios da lichia!

Leia mais: Óleo de coco: Confira suas formas de uso, benefícios e preparo

A lichia pode ser utilizada e consumida tanto na sua maneira natural ou enlatada, como em chás ou sucos. Além disso, essa fruta é extremamente rica em componentes fenólicos, como exemplo a antocianina e flavonoides, e ainda em minerais, como vitamina C, magnésio, potássio e fósforo. Porém, se o seu consumo for excessivo, pode causar efeitos colaterais como, por exemplo, a hipoglicemia. Acompanhe a leitura!

7 benefícios da lichia

Descubra agora as vantagens e benefícios de incluir essa fruta no seu dia a dia:

Prevenir doenças no fígado

Por conter compostos fenólicos que possuem ação antioxidante, a fruta ajuda a diminuir qualquer dano nas células do fígado que provém dos radicais livres.

Ajuda a controlar glicemia

De acordo com estudos, a lichia pode ser um ótimo agente para tratar a diabetes por possuir compostos fenólicos em sua composição, como o oliganol. Sendo assim, essa substância auxilia a regular o metabolismo da glicose e ajuda a diminuir a resistência à insulina, controlando os níveis de açúcar no sangue.

Auxilia na melhoria da pele

Por ser rica em vitamina C e em compostos fenólicos, como já dito, esses ingredientes antioxidantes ajudam a combater diretamente os radicais livres que causam o envelhecimento da pele. Ademais, a vitamina C atua também produzindo colágeno, que é um importante composto pra prevenir rugas da pele e flacidez.

Combater a obesidade

A lichia carrega em sua composição a cianidina, que ajuda a queimar gordura do corpo. Além disso, também é rica em água e fibras, contribuindo para quem quer perder peso e combater à obesidade.

Protege contra doenças cardiovasculares

Essa fruta possui um ótimo efeito antioxidante por ser rica em flavonoides, antocianinas e proantocianidinas, sendo capaz de controlar o colesterol e evitar que se formem placas de gordura nas artérias. O consumo. quando feito de maneira correta, contribui para diminuir os riscos de problemas do coração, como o infarto do miocárdio.

Auxiliar no combate ao câncer

Os compostos fenólicos da lichia, como os flavonoides, o oligonol e as antocianinas contribuem para a morte de células de diversos tipos de câncer, como por exemplo o de mama, fígado, do colo do útero, de próstata, de pele etc. Porém, apesar dessa descoberta utilizando células cancerígenas em laboratório, ainda são necessários testes em humanos para comprovar sua real efetividade dentro do organismo contra esses agentes.

Se você gostou desse conteúdo, então clique aqui para ler mais artigos como esse!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More