Argentina

0

A Argentina declarou independência da Espanha em 1810, mas, diferentemente do o que aconteceu com o Brasil, esse processo não foi pacífico.

Um conjunto de revoltas fragmentou as Províncias Unidas do Rio da Prata e levou a independência da Argentina e de outros países da América do Sul em 1816.

Como decorrência das tentativas de unificação, houve uma guerra civil que durou até 1861 e terminou com a federalização sob Buenos Aires como capital.

RESUMO

Moeda Peso Argentino
População 43.590.368
Área 2.780.400
PIB US$ 927,382 bilhões
IDH 0,825

No fim do século XIX, teve início uma onda migratória vinda da europa (principalmente Itália), menor apenas que a dos Estados Unidos, e que ocasionou uma explosão populacional.

A imigração que colocou o país como uma das nações mais prósperas do mundo, aumentando sua população em cinco vezes e a economia em 15 vezes. Até hoje a influência italiana pode ser notada pela cultura e pelos 1,5 milhões de falantes da língua italiana.

Com a deposição do presidente constitucional Arturo Illia, em 1966, um golpe deu início a sete anos de uma ditadura militar. Revoltas populares generalizadas se seguiram ao ato, com insurreições (puebladas) que forçaram o regime a organizar uma saída eleitoral.

Os anos militares foram marcados por chacinas e exílios. Mais recentemente, a democracia argentina se estabilizou e o atual presidente é Mauricio Macri.

Geografia

A Argentina é margeada pelos Andes e pelo oceano atlântico. O ponto mais alto do país é o Monte Aconcágua, na província de Mendoza, com 6.959 metros de altitude.

A maior parte da argentina é de clima temperado, com grandes extensões de planícies férteis chamadas Pampas.

No sul do país há o Estreito de Magalhães, formado entre a Antártida e o arquipélago argentino chamado de Terra do Fogo. Dominado pela tundra, o grupo de ilhas tem clima polar, abriga o Parque Nacional Tierra del Fuego e tem evidências do estabelecimento de humanos há pelo menos dez mil anos.

Cultura

A literatura argentina é internacionalmente apreciada. O país tem grandes escritores, como Julio Cortázar, Victoria Ocampo, Jorge Luis Borges e Adolfo Bioy Casares. Na música, é conhecida pelo tango (popularizado pelo virtuoso compositor Astor Piazzolla) e pelo rock (Soda Stereo, Sumo, Virus, Abuelos de la nada, Enanitos verdes, GIT, Charly García, Luis Alberto Spinetta, Andrés Calamaro e Fito Páez). Seu cinema é mundialmente conhecido desde a década de 1980, tendo dois Oscars de melhor filme estrangeiro: A História Oficial (1986) e O Segredo dos Seus Olhos (2009).

Curiosidades

A Argentina é o principal destino para turistas brasileiros, por conta da proximidade, acessibilidade econômica, cultura e belezas naturais.

O nome do país vem de argentum, que significa prata em latim, e remonta ao nome dado pelos conquistadores espanhóis.

É lar do maior dinossauro já encontrado, o fóssil de Argentinossauro, foi encontrado em território argentino, e tem 17 metros de altura por 40 metros de comprimento.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.