Arqueólogos encontram flecha norueguesa com mais de 3 mil anos em PERFEITO estado
Desde o início da pesquisa, os mesmos pesquisadores encontraram outros itens presos ao gelo com mais de 4 mil. Confira imagens dos achados!
A equipe de arqueólogos da pesquisa Secrets Of The Ice fez uma descoberta fascinante no topo de uma montanha na Noruega: uma flecha surpreendentemente bem preservada, datada de aproximadamente 3,6 mil anos atrás, pertencendo, portanto, ao início da Idade do Bronze.
A descoberta foi compartilhada pela equipe em sua página oficial do Facebook no mês de setembro. Além da flecha, outros artefatos antigos também foram encontrados.
O objeto foi localizado durante uma verificação na geleira da montanha Jotunheimen, e os arqueólogos brincaram com o fato de que, embora pareça que o item tenha sido perdido recentemente, na realidade, é bastante antigo, remontando a um período distante na história.
(Imagem: Reprodução/Secrets Of The Ice)
A flecha encontrada pela equipe de arqueólogos possui uma ponta incomum em forma de concha e foi confeccionada com material proveniente de mexilhões de água doce.
A frequência de descobertas como essa
Em uma entrevista ao jornal Hyperallergic, o arqueólogo e codiretor do programa compartilhou as razões por trás da frequente descoberta de antiguidades na região.
Ele explicou que o recuo das geleiras e das manchas de gelo tem resultado na liberação de artefatos que permaneceram preservados no gelo ao longo do tempo.
Tais objetos agora estão expostos e enfrentam uma rápida deterioração. Portanto, a equipe de arqueólogos está envolvida em uma corrida contra o tempo para localizá-los e recuperá-los antes que a condição deles se deteriore ainda mais.
O programa Secrets Of The Ice iniciou seus trabalhos em 2006, coincidindo com o primeiro “grande derretimento” registrado nas montanhas Jotunheimen.
A região é conhecida por sua conexão com o folclore nórdico, onde são associadas aos gigantes de gelo, que, nos contos relacionados aos deuses nórdicos, são inimigos mortais de Thor, Odin, Loki e companhia limitada. Além disso, o local é uma das cordilheiras mais altas da Europa.
Durante os anos de pesquisa e exploração, a equipe conseguiu resgatar aproximadamente 4 mil artefatos antigos que estavam preservados no gelo.
Os itens incluem uma variedade de equipamentos e ferramentas de caça, restos de tecidos, meios de transporte históricos e peças de vestuário.
Comentários estão fechados.