Artifact vai bombar? Conheça o novo aplicativo dos criadores do Instagram
Entenda o que é essa rede que funciona como espécie de TikTok para texto; novidade já tem fila de espera
Será lançada uma nova rede social – Artifact – que foca em mostrar um feed de notícias e textos selecionados por inteligência artificial, semelhante ao TikTok, mas sem as dancinhas. Os co-fundadores do Instagram, Mike Krieger e Kevin Systrom, são os responsáveis por tirar a ideia do papel.
Este é o primeiro produto criado pelos profissionais desde a venda em 2012 do IG para a Meta, de Mark Zuckerberg. Kevin e Mike permaneceram na empresa até 2018, quando decidiram sair para trabalhar em novas criações.
Destinado para sistemas operacionais Android e iOS, a página inicial do aplicativo exibe reportagens populares escolhidas a partir de veículos selecionados, que vão desde grandes jornais até blogs especializados. Para que os conteúdos cheguem até o usuário, a IA irá recomendar publicações personalizadas para cada pessoa.
Como funciona o Artifact
O aplicativo promete descobrir artigos interessantes para que o usuário fique por dentro das manchetes mais importantes do momento. Veja o que diz a descrição da ferramenta.
“Artifact é um aplicativo gratuito que aprende seus interesses e traz para você os melhores artigos que a web tem a oferecer. Tornamos mais fácil acompanhar as coisas em que você está interessado enquanto filtramos o ruído.”
Segundo os fundadores, o nome é uma fusão das palavras “articles” e “facts” (matérias e fatos, em português). Da mesma maneira que o TikTok, ao clicar em uma dessas matérias, o algoritmo do aplicativo vai entender que o assunto interessa ao usuário. Sendo assim, o Artifact passará a sugerir textos semelhantes.
Algo como como a aba “para você” da rede social chinesa.
E não só isso. O aplicativo vai permitir que os usuários discutam sobre os assuntos e sobre os conteúdos.
Os criadores da nova rede social pretendem lançar uma versão definitiva Artifact. Como ainda estão trabalhando no projeto, não há detalhes aprofundados sobre o funcionamento completo da plataforma. De acordo com eles, nas próximas atualizações, o aplicativo deve incluir um feed de artigos compartilhados por contas seguidas pelo usuário e uma caixa de mensagens privadas.
Como acessar a plataforma
Por enquanto, a nova ferramenta não tem data de lançamento, mas para quem não quer ficar de fora, basta aproveitar uma opção já disponível. No último dia 31 de janeiro, uma lista de espera pública para quem tem interesse de experimentar a plataforma foi disponibilizada. Assim, é possível aguardar a liberação da fase de testes.
Para fazer parte da lista, é só clicar e se inscrever ao inserir o seu número de telefone.
Comentários estão fechados.