As frutas que mais contribuem para o aumento dos níveis de açúcar no sangue

Algumas frutas podem aumentar o nível de açúcar no sangue e por isso, pessoas diabéticas devem evitar o consumo.

Quando falamos sobre manter uma alimentação saudável e equilibrada, automaticamente pensamos no consumo de verduras, legumes e frutas, não é?

As frutas, por exemplo, possuem muitos nutrientes e vitaminas que são essenciais para o nosso corpo. Mas, para as pessoas diabéticas, muitas dessas frutas podem ser um perigo para a saúde por aumentarem o nível de açúcar no sangue.

Para que você entenda melhor sobre o assunto, trouxemos algumas informações importantes. Confira a seguir!

Frutas que aumentam a quantidade de açúcar no sangue

Existem algumas frutas, como passas, uvas, bananas, manga, laranja, pera e tâmaras, que podem aumentar os níveis de açúcar no sangue e, por isso, o consumo por pessoas diabéticas não é recomendado.

Por isso, o ideal é que as pessoas com essas condições consumam alimentos com índice glicêmico mais baixo, como toranja, kiwi e ameixa, por exemplo.

Isso não significa que as frutas com índice glicêmico mais alto não sejam saudáveis, mas sim que pessoas com diabetes devem evitar estas opções para que o nível de açúcar não aumente.

Como os alimentos são digeridos em nosso corpo

Os alimentos que possuem um índice glicêmico mais baixo normalmente demoram mais tempo para serem digeridos pelo nosso corpo e, por isso, não fazem com que o nível de açúcar no sangue suba de repente.

Em contrapartida, os alimentos com índice glicêmico mais alto possuem digestão contrária, fazendo com que o açúcar no sangue seja maior, principalmente em pacientes diabéticos.

A importância de uma alimentação balanceada

Quando você descobre que possui uma determinada condição de saúde, é comum que, através de um acompanhamento nutricional e com outros profissionais da saúde, você mantenha uma boa alimentação, não é mesmo?

Mas, o ideal é que a alimentação balanceada faça parte da nossa rotina, mesmo que não tenhamos nenhuma condição ou problema de saúde.

Quando isso é uma realidade, as chances de desenvolvermos doenças e patologias são menores. A quantidade de alimentos ultraprocessados que são consumidos diariamente deve ser menor, priorizando alimentos in natura.

Evite consumir alimentos muito gordurosos, com muitas calorias e ricos em açúcares para que você não tenha nenhum problema de saúde e que o seu corpo possa funcionar corretamente.

Benefícios de uma alimentação saudável

Quando você passa a consumir alimentos mais saudáveis, é possível proteger o seu corpo contra a má nutrição, afinal, você oferecerá todos os nutrientes necessários para que o seu organismo funcione.

Além disso, as chances de aparecimento de doenças como câncer, diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares são menores.

Este artigo não apresenta soluções para problemas médicos ou psicológicos. Consulte um especialista antes de iniciar qualquer tratamento.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.