As plantas da Dinamarca estão se comportando de forma estranha
Basicamente está havendo uma diferenciação nos métodos de absorção de luz do sol e recursos do solo.
Ao fazer análises em algumas espécies de plantas presentes em vários campos da Dinamarca, um grupo de pesquisadores da Universidade de Aarhus se deparou com uma intrigante constatação.
Christian Frolund Damgaard, professor do Departamento de Ecociência da universidade que liderou o estudo, e sua equipe, descobriram que as plantas dinamarquesas estão com um comportamento agora considerado anômalo.
Acontece que elas modificaram algumas de suas características relacionadas à absorção de luz solar e recursos do solo. Em vez de terem folhas finas e sementes mais pesadas, agora têm sementes menores e folhas mais grossas.
Imagem: Aarhus University/Reproduction
De acordo com os cientistas, essas características geram uma maior competição por recursos naturais entre as espécies de plantas. Por outro lado, o surgimento das novas características pode ter uma explicação plausível.
O que estaria causando essa mudança de comportamento?
Ainda segundo os pesquisadores da Universidade de Aarhus, as plantas nativas dos campos da Dinamarca estão mudando conforme a atividade humana também muda.
Dentre os possíveis influenciadores nesse sentido estão as mudanças climáticas, as modificações na composição do solo e a diminuição de atividades antes diretamente relacionadas às plantas campestres, como o plantio e o pastoreio.
Esse estudo só comprova que os ecossistemas são altamente móveis e de comportamento imprevisível, uma vez que nem mesmo previsões mais abrangentes sobre o clima e a vegetação do planeta feitas recentemente previram essas mudanças.
E, aliás, esboçar novos comportamentos não é uma atividade restrita às plantas da Dinamarca, sendo observada em diversos outros locais do mundo, levando em consideração as diferenças de clima, solo, ecossistemas e flora de cada região.
Fonte: Mediarunsearch
Comentários estão fechados.