Maior túnel submerso do mundo unirá Alemanha e Dinamarca; veja detalhes da obra

O empreendimento terá uma extensão total de 18 quilômetros e ficará a 40 metros abaixo do Mar Báltico. O principal objetivo é reduzir o tempo para a travessia entre os dois países europeus.

Um projeto ambicioso está em andamento para melhorar a conectividade entre a ilha alemã de Fehmarn e a ilha dinamarquesa de Lolland, buscando reduzir significativamente o tempo de viagem entre os dois países.

O Fehmarnbelt Fixed Link, conhecido como a Ligação Fixa do Cinturão de Fehmarn, em português, está se tornando o maior túnel submerso do mundo, construído sem a necessidade de máquinas de perfuração.

Como está sendo construído o maior túnel submerso do mundo?

(Imagem: Dailymontion/Reprodução)

Com a capacidade de acomodar trens e automóveis, o projeto está estimado em cerca de 7 bilhões de euros, o equivalente a mais de R$ 37 bilhões, e é considerado uma conquista notável para a engenharia europeia.

O principal objetivo do Fehmarnbelt Fixed Link é agilizar as conexões entre a Alemanha e a Dinamarca, facilitando o transporte de passageiros e carga entre os dois países, em um percurso em torno de 18 quilômetros.

Em comparação com a atual travessia de balsa, de aproximadamente 45 minutos, o túnel oferecerá uma alternativa muito mais rápida, com apenas 7 minutos de viagem de trem e 10 de carro.

O projeto distingue-se por não depender de máquinas de perfuração, ao contrário do Eurotúnel, que liga a Inglaterra e a França, embora este tenha uma extensão muito maior — 50 quilômetros.

Em vez disso, o percurso alemão será elaborado com seções pré-construídas, que serão montadas e submersas durante o processo de construção.

Uma obra complexa

Após uma década de planejamento meticuloso, um porto temporário foi estabelecido na extremidade dinamarquesa do túnel, onde estão sendo construídas 89 estruturas gigantes.

Cada uma dessas seções tem impressionantes 217 metros de comprimento e pesa incríveis 73,5 mil toneladas. Quando concluídas, serão afundadas com grandes anteparas impermeáveis nas extremidades para garantir a vedação contra a entrada de água.

Dessa forma, as seções poderão ser “lançadas”, submersas e cuidadosamente encaixadas sob as águas do Mar Báltico.

Embora a inauguração esteja prevista apenas para 2029, a empresa dinamarquesa responsável pelo projeto, Femern A/S, estima que a primeira seção do túnel estará pronta para ser submersa no início de 2024.

Com a conclusão do Fehmarnbelt Fixed Link, espera-se que haja um impulso significativo no comércio e no turismo entre a Alemanha e a Dinamarca, além de reduzir a necessidade das demoradas travessias de balsa.

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