ASSUSTADOR! Morcegos do tamanho de uma pessoa são avistados nas Filipinas; veja
Conhecido como morcego-dourado-filipino ou "raposa voadora", essa espécie pode medir até 1,6m e percorrer grandes distâncias em seu habitat natural. Saiba mais sobre essa criatura assustadora!
Algumas espécies de animais se parecem mais com criaturas do cinema, de tão impressionantes que podem ser. É o que acontece com a maior espécie de morcego do mundo, que vive nas Filipinas e pode ter o tamanho de uma pessoa de média estatura.
O morcego-dourado-filipino sempre provoca a curiosidade e o temor das pessoas, quando elas descobrem que ele consegue circular por aí com até 1,60m e cerca de 1,4kg.
Também conhecido como “raposa voadora”, tal espécie de morcego pertence à família Pteropodidae e tem o nome científico Acerodon jubatus.
As suas características tendem a impressionar qualquer um, pois, além do tamanho, ele consegue percorrer distâncias consideráveis de até 40km.
Saiba mais sobre o morcego gigante
(Imagem: X/Reprodução)
O primeiro animal dessa espécie gigante foi documentado em 1831 pelo alemão Johann Friedrich von Eschscholtz. Esse morcego recebeu o nome atual por conta da sua pelagem com tons mais claros na cabeça e mais escuros pelo corpo.
Por outro lado, o termo “raposa voadora” faz referência à aparência do animal, que tem um focinho muito parecido com o de uma raposa e de algumas raças de cães, como o pinscher e o doberman, por exemplo.
Mesmo sendo um ser com presença marcante, ele não é um perigo para os humanos, já que tem hábitos alimentares vegetarianos e frugívoros, com alimentação baseada em frutas, como figos, e algumas folhas.
O morcego-dourado-filipino costuma circular durante o período noturno e fica recolhido em árvores durante o dia.
Apesar de não ser uma ameaça aos humanos, a espécie está em extinção, principalmente por causa do desmatamento de seu habitat natural e dos caçadores que comercializam sua carne e pele.
(Imagem: Reddit/Reprodução)
Atualmente, o morcego-dourado-filipino é protegido por uma legislação feita exclusivamente para fomentar a sua preservação, mas a fiscalização não consegue impedir a atividade ilegal contra a espécie.
Como o animal tende a viver apenas nessa região das Filipinas, a sua existência está sendo prejudicada pelas ações humanas que degradam o meio ambiente.
A espécie ainda não tem tantos registros científicos sobre seus hábitos e sua reprodução. Os principais dados apontam que a fêmea costuma ter gestações com poucos filhotes, sendo um ou dois.
De todo modo, a falta de dados científicos detalhados não impede que as imagens do morcego continuem fazendo sucesso na web, impressionando todos que encontram o registro desse, que é o maior morcego do mundo.
Comentários estão fechados.