Tragédia nas Filipinas: fortes chuvas causam mortes e prejuízos

Na última segunda-feira, 9, cerca de 8 mil pessoas ficaram desabrigadas e ao menos dez mortes foram confirmadas nas Filipinas até o momento.

Um desastre causado por chuvas nas Filipinas foi confirmado. Segundo as indicações do Centro de Prevenção de Desastres Naturais do local, cerca de 8 mil pessoas ficaram desabrigadas e precisaram deixar as suas casas. O registro de mortos chegou a dez pessoas. Além desses números, duas pessoas seguem desaparecidas.

A meteorologia local informou que as chuvas seguirão até os próximos dias em grande parte do país, principalmente em Visayas e em Mindanao. Felizmente, as chuvas podem se apresentar mais amenas do que as vistas recentemente.

Estima-se que os estragos na agricultura e na infraestrutura do país estão chegando a US$ 25 milhões. Ao menos é o que tem sido apontado por alguns especialistas locais do centro de prevenção.

Desastres nas Filipinas: tufões, fortes chuvas e ciclones

A tempestade causou inundações extremas ao Leste e ao Sul das Filipinas, atingindo cerca de 430 mil pessoas em diferentes localizações. Como informado, algumas áreas foram mais afetadas do que outras. Na Ilha de Mindanao, as fortes chuvas ocasionaram diversos deslizamentos de terra. Na Ilha de Samar, foram registradas duas mortes.

Especialistas apontam a falta de infraestrutura no local e a forma precária com a qual os filipinos sobrevivem como principal causa do aumento no número de mortes a cada novo desastre vivido pelo país. Recentemente, pouco antes do Natal, as mesmas inundações aconteceram e ocasionaram em 49 mortes, atingindo 500 mil pessoas.

Mais de 51 mil delas tiveram que deixar as suas casas.

A estimativa é de que os números de mortos e desabrigados aumentem ainda mais até o fim das chuvas. A cada ano, são feitos registros de implicações climáticas no país: cerca de 20 ciclones tropicais e tufões são registrados, o que coloca a Filipinas entre as nações mais vulneráveis quando o assunto é o clima.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.