Astronomia: água presa em ‘gotas de vidro’ é encontrada na Lua

Cientistas parecem ter encontrado a solução de uma das suas questões mais intrigantes sobre a água e a Lua.

Apesar de muitas pessoas não saberem, a Lua contém água e em grande volume, dispersas em “gotas de vidro”. Essas gotas surgiram a partir da colisão de asteroides com a Lua, conforme aponta nova pesquisa realizada por cientistas na China.

Gotas de vidro.
Foto: Canva.

O estudo foi publicado na revista Nature Geoscience, em que as primeiras amostras do solo da Lua foram analisadas. Veja as principais descobertas:

Cientistas encontram água no solo da Lua

Uma pesquisa conduzida por cientistas chineses estuda amostras de solo lunar datadas da primeira ida do homem à lua, na década de 1970. Eles buscam entender como a água fica armazenada na Lua, principalmente nas regiões fora dos polos lunares.

Ciclo da água lunar

Os cientistas explicam que, para sustentar o ciclo da água na superfície lunar, seria necessária a existência de uma camada de água profunda no solo lunar.

Segundo eles: “No entanto, encontrar esse reservatório parecia ilusório, apesar de diversos estudos terem investigado o inventário de água em grãos finos de minerais em solo lunar.”

Foi a partir das gotas de vidro que os cientistas tiveram a sacada de investigar um novo reservatório de água. Essas gotas, que foram formadas pela colisão com asteroides, possuem quantidades substanciais de água e serviram como inspiração para a pesquisa.

Amostras do estudo

As amostras utilizadas pelos pesquisadores no estudo foram obtidas pela missão espacial Chang’e-5, que trouxe amostras de solo da Lua em 2020.

Com esse banco de amostras, foram feitas diversas parcerias entre instituições de pesquisa chinesas, como a Universidade de Nanjing e a Academia Chinesa de Ciências. Essas instituições escolheram 150 grãos, com tamanhos que variavam.

Gotas de vidro

Com as análises, os cientistas propõem a teoria de que essas gotas de vidro foram carregadas com água resultante do impacto com ventos solares. Esses ventos solares transportam os íons de hidrogênio e de oxigênio, que formam a molécula de água.

De acordo com a estimativa do estudo, mais de 270 trilhões de quilos de água podem estar guardados na Lua.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.