Até o consumo moderado de álcool afeta a cognição, aponta estudo
O trabalho teve quase 21 mil participantes e mostrou que mesmo a ingestão moderada de álcool pode causar prejuízos à saúde cerebral.
Que bebidas alcoólicas fazem mal à saúde não é novidade, mas se você pensa que o consumo de álcool só causa prejuízos quando são ingeridas grandes quantidades dessa substância, há um equívoco niss. Um estudo apontou que mesmo o consumo moderado afeta a cognição e pode causar danos irreversíveis. Acompanhe este artigo e entenda melhor essa relação.
Leia mais: Fatores de risco que contribuem para o surgimento da demência no longo prazo
Por que o álcool é prejudicial à saúde cerebral?
O álcool causa efeitos psíquicos como diminuição da atenção, da concentração, da capacidade de julgamento, além de influenciar na perda de memórias recentes, por isso muitas pessoas esquecem totalmente o que fizeram na noite anterior.
Mesmo o consumo moderado de álcool pode ser prejudicial
Um estudo publicado em julho deste ano acompanhou aproximadamente 21 mil pessoas no Reino Unido e apontou que mesmo o consumo de quantidades de álcool consideradas moderadas pode ser ruim para a saúde cerebral e causar prejuízos à cognição. A média de idade dos participantes do estudo foi de 55 anos, sendo 48,6% do sexo feminino e 52,4% do sexo masculino. Apesar de 2,7% dos entrevistados se identificarem como não bebedores, o consumo médio semanal de bebidas alcoólicas foi de 18 doses de álcool, isto é, cerca de 7,5 latas de cerveja ou 6 copos grandes de vinho.
De acordo com os pesquisadores, o consumo de álcool acima de 7 doses (56 g) semanais foi associado a um acúmulo de ferro no cérebro, que por sua vez apresenta uma relação com a piora da função cognitiva; algo que já foi observado, inclusive, em alguns problemas neurodegenerativos, como Alzheimer e Parkinson.
Há dose segura de consumo de álcool?
O mesmo grupo de pesquisadores que identificou que o consumo moderado de álcool causa prejuízos à cognição publicou um trabalho anteriormente, em 2021, no qual buscaram identificar qual seria a dose segura de álcool a ser consumida para evitar prejuízos ao cérebro, no entanto, não foi estimada uma dose que não apresente riscos de danos cerebrais.
Recomendações
Segundo o Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA), a Organização Mundial da Saúde define como dose padrão de álcool 10g de etanol puro, e a recomendação é que homens e mulheres não consumam mais de duas doses por dia. Além disso, devem se abster de beber ao menos dois dias por semana.
Comentários estão fechados.