Agora os aplicativos da Play Store não precisam mais mostrar lista de “Permissões”
Nova mudança do Google remove lista de “Permissões” dos aplicativos disponíveis.
Enquanto, por um lado, o Google adicionou uma nova seção chamada “Segurança de dados” à Play Store, para fornecer aos seus usuários mais informações sobre como os aplicativos usam seus dados, por outro, a empresa está retirando informações vitais das listas dos aplicativos, como, por exemplo, removendo a obrigatoriedade dos aplicativos em mostrar lista de “Permissões” da Play Store. Confira os detalhes a seguir!
Leia mais: Aplicativos no Google Play afetam mais de 100 mil usuários; exclua-os agora
Nova mudança do Google retira obrigatoriedade dos aplicativos em revelar lista de “Permissões” necessárias
Para quem não sabe, as listas de aplicativos da Google Play Store contêm uma seção chamada “Permissões”, que apresenta, antes mesmo da instalação, todas as permissões que um aplicativo requer para funcionar em seu aparelho. Essa exigência possibilita que os usuários verifiquem facilmente todas as permissões exigidas por um aplicativo sem ter que, para isso, instalá-lo em seu dispositivo. Dessa forma, essa ferramenta é bastante útil para qualquer em que se preocupe com segurança e privacidade. Contudo, o Google parece tê-la removido da lista de aplicativos disponíveis da Play Store.
Motivo de tal mudança segue desconhecido
Embora não se saiba ao certo o motivo da empresa ter avançado com essa mudança, o que especialistas acreditam é que isso foi feito tendo em vista a recém-lançada seção de “Segurança de dados” da Play Store. Dessa forma, a nova seção de Segurança de dados passa a ser o local em que os usuários deverão consultar informações sobre como os aplicativos listados na Play Store usam seus dados.
Tais informações fornecidas na respectiva seção são, supostamente, de mais fácil compreensão para um usuário de nível médio, menos versado no vocabulário tecnológico, entender do que a antiga lista de permissões, que não fornece essas informações. Entretanto, a facilidade que antes o usuário tinha em poder ler e saber quais os dados precisaria fornecer para o aplicativo sem ter que baixá-lo para isso, com certeza ficou prejudicada. Por fim, vale ressaltar que ainda não se sabe ao certo o motivo do Google ter feito tal mudança, visto que a empresa ainda não divulgou um comunicado oficial sobre o assunto.
Comentários estão fechados.