ATENÇÃO: El Niño entra em fase neutra dando lugar a La Niña

El Niño, responsável por eventos climáticos nos últimos meses, começa a diminuir sua força.

Recentemente o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) compartilhou novidades sobre como serão os próximos climas influenciados pela chegada da El Niña.

O El Niño vinha sendo o fenômeno predominante. Para aqueles que o desconhecem, ele interfere no modo como a umidade e as temperaturas são distribuídas em várias regiões, principalmente no Brasil.

Em nosso país, o El Niño é responsável por trazer vários períodos de chuva a região Sul e tempos de seca às regiões Nordeste e Norte, consequência do aquecimento das águas do Pacífico causado por ele.

Porém, ele perdeu potência e, no começo de abril, entrou em um período de neutralidade, ou seja, sem muita interferência. Isso é um grande sinal que La Niña está próxima de dar o ar de sua graça no clima.

El Niño está em um período de neutralidade – Imagem: Sentinel-6 Michael Freilich/Nasa/Reprodução

Nota feita pelo Inmet

Em uma recente atualização, o Inmet compartilhou:

“Nos últimos cinco dias, observamos uma significativa diminuição nas Temperaturas da Superfície do Mar (TSMs) na região de Niño 3.4, aproximando-se de 0,5ºC acima da média, indicando o início da fase neutra do oceano”.

O El Niño deve permanecer nesse período de neutralidade até o mês de junho chegar.

El Niña assume o controle em breve

Após a duração do El Niño, o próximo fenômeno a surgir será El Niña, mas diferentemente dos efeitos anteriores, a partir de quando ela vêm à tona, há um resfriamento nas águas do Pacífico, interferindo diretamente nas temperaturas.

Nesse caso, as chuvas diminuem em algumas áreas, enquanto outras recebem em maior quantidade. Já referente às temperaturas, elas tendem a cair. Em um cenário assim, há grandes chances de acontecer secas e invernos intensos.

Os meteorologistas esperam que, com a chegada de El Niña, regiões como Norte, que recebeu poucas chuvas antes, agora vão ser agraciadas com boas quantias. Já o Sul deve enfrentar um clima mais seco.

Informações do Olhar Digital.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.