Atenção: ESTAS partes do corpo negligenciadas no banho podem virar depósitos de germes

Já parou para pensar que existem áreas do corpo humano que estão mais suscetíveis à proliferação de germes? Existem pelo menos três lugares que são os favoritos dos micróbios!

Um estudo recente, publicado na revista Frontiers in Microbiology, alcançou uma nova perspectiva acerca da higiene pessoal, mostrando algumas partes do corpo que tendem a ser negligenciadas durante o banho.

Uma dessas regiões é, por exemplo, atrás das orelhas, a qual muitas vezes negligenciamos na limpeza. Os outros lugares são entre os dedos dos pés e o umbigo. Quase nunca nos lembramos de que essas partes existem.

Essas áreas, muitas vezes, não recebem a mesma atenção quando se trata de higiene, tornando-se ambientes propícios para o acúmulo de germes específicos à saúde.

A pesquisa foi conduzida por especialistas da Universidade George Washington (GW), nos Estados Unidos, e teve como objetivo explorar o que eles chamaram de “hipótese da avó”.

De acordo com o professor Keith Crandall, um dos líderes do estudo, sua avó costumava orientar seus netos para não se esquecerem de lavar cuidadosamente essas áreas durante o banho, alegando que isso ajudaria a prevenir certas doenças.

Agora, os resultados dessa pesquisa oferecem uma visão mais clara sobre a sabedoria transmitida de geração em geração e a importância de prestar atenção a essas partes do corpo, muitas vezes negligenciadas.

O problema causado pela negligência na hora do banho

O diretor do Instituto de Biologia Computacional da Universidade George Washington decidiu realizar uma investigação minuciosa sobre o nosso microbioma, que é o conjunto de micróbios que habita o corpo humano.

Os resultados revelaram uma descoberta intrigante: as regiões do corpo que normalmente não recebem a devida atenção durante o banho, como os antebraços e as panturrilhas, abrigam um microbioma significativamente mais diverso do que aquelas que são frequentemente lavadas.

Apesar desse acúmulo, segundo Keith Crandall, essa diversidade microbiótica representa uma condição de micróbios saudáveis quando comparada aos lugares mais críticos apontados pela pesquisa.

Ao falar em pontos críticos, se esses não receberem a devida atenção na hora do banho, conforme indicado, podem acabar se tornando o ambiente ideal para a proliferação de germes que podem desencadear problemas.

Após o estudo, ficou evidente que as bactérias predominantes nessas regiões têm origem em ambientes aquáticos e úmidos.

Elas normalmente desempenham um papel na decomposição de matéria orgânica e, em alguns casos, podem estar envolvidas na fermentação de substâncias. Isso pode levar a odores desagradáveis nas áreas afetadas.

Essa situação é particularmente notável nas regiões oleosas que já citamos antes, como atrás das orelhas, entre os dedos dos pés e o umbigo.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.