Será que você comete esses erros na hora de cuidar da higiene pessoal?

Cuidar de si mesmo faz parte da rotina dos brasileiros, mas alguns erros de higiene podem contribuir para o aparecimento de fungos e bactérias.

A importância de manter bons hábitos de higiene contribui para uma série de benefícios positivos para a saúde, como a redução de doenças de pele e cáries. No entanto, mesmo se você for uma pessoa asseada e limpa, pode praticar erros de higiene pessoal sem saber.

Leia mais: Você sabe o que é higiene do sono? Saiba a sua importância para a saúde

Dessa forma, é importante conhecer os principais erros de higiene pessoal que podem estar presentes no seu dia a dia, para nunca mais errar na hora de se cuidar.

8 principais erros de higiene pessoal

Excesso de hidratação

Hidratar a pele em excesso pode contribuir para entupir os poros e favorecer o surgimento de cravos. O ideal é hidratar a pele um dia sim e outro não, porque a oleosidade natural do seu corpo também possui mecanismo hidratante.

Não substituir as esponjas de banho

As esponjas de banho para corpo ou rosto devem ser mantidas em locais secos e trocadas com frequência, para evitar o aparecimento de bactérias e fundos, como mofo e bolor.

Dividir o barbeador com outras pessoas

O compartilhamento de itens cortantes, como barbeadores ou tesouras, pode contribuir para contaminação com o vírus do HIV ou hepatites, além de outras infecções de pele. Nem com pessoas da mesma família essa prática é indicada.

Não lavar as mãos

Lavar as mãos com frequência ao longo do dia evita a propagação de doenças, como a gripe. Após ir ao banheiro, é importante lavar as mãos também, porque isso evita proliferação de bactérias e outros germes.

Levar muito tempo com a mesma roupa de cama ou toalha de banho

Restos de pele e outras células mortas, suor e germes se acumulam nas roupas de cama e banho. Por esse motivo, elas devem ser trocadas com frequência, no mínimo a cada uma ou duas semanas para roupas de cama e a cada três a quatro dias para toalhas.

Deixar a escova de dente no banheiro

O banheiro é um local propício para a proliferação de germes, como os coliformes fecais, especialmente quando a tampa do vaso fica aberta após dar descarga. Manter a escova de dente no banheiro faz com que essas partículas cheguem até sua boca.

Não lavar sutiãs com frequência

Muitas mulheres passam meses sem lavar os sutiãs, mas essas peças íntimas carregam pele morta e devem ser higienizadas com frequência.

Não lavar garrafas de água

Bactérias podem se acumular nas garrafas de água caso não sejam lavadas, além de levar a situações de infecção alimentar.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.