Atenção: Hack no Zoom pode roubar informações bancárias

O Zoom foi muito utilizado durante a pandemia, e segue sendo bastante popular. Porém, um app que se passa por ele pode roubar seus dados. Veja!

O aplicativo Zoom, para conferências de vídeo, está sendo alvo de um novo golpe, que pode atingir milhões de pessoas que utilizam o aplicativo constantemente. Trata-se de um malware que está sendo enviado através de um site de phishing – uma espécie de ataque que rouba os dados bancários e pessoais do usuários – que se passa pelo aplicativo de videoconferências.

Esse malware é conhecido como IceID, e é capaz de roubar os dados bancários dos usuários que caiam no golpe, além de poder atuar também como um “carregador”, que literalmente carrega outros malwares para o dispositivo afetado.

O golpe acontece da seguinte maneira: um site se disfarça, sendo quase idêntico ao do Zoom, e oferece para o usuário baixar o aplicativo. Quando o usuário clica para iniciar o download, um arquivo de instalação do Zoom começa a ser baixado no computador, mas, na verdade, trata-se do IceID.

Depois que o download é iniciado, os usuários são enganados, já que estão vendo como se o verdadeiro Zoom estivesse sendo baixado para o computador. Para descobrir que os arquivos que estão sendo baixados são na verdade maliciosos, seria preciso que o usuário tivesse conhecimentos específicos da área de tecnologia e internet. Assim, milhões de pessoas estão expostas a esse golpe.

Ainda é desconhecido se esse golpe em específico já causou algum dano aos usuários, conseguindo roubar seus dados bancários, mas o malware IceID já existe há muitos anos, e já afetou pessoas de todos os lugares do mundo.

Para se prevenir, existem algumas recomendações. Confira abaixo as dicas:

  • Tenha certeza de que suas senhas estão atualizadas e que são seguras;
  • Sempre verifique o site ou aplicativo que está usando, independente de sua aparência;
  • Utilize programas antivírus confiáveis e de boa reputação;
  • Busque aprender sobre programas de segurança na internet;
  • Analise com cautela antes de baixar qualquer aplicativo;
  • Por fim, os e-mails de phishing costumam ter erros gramaticais e o remetente pode até parecer com o original, mas há algumas diferenças que permitem a identificação do golpe.
você pode gostar também

Comentários estão fechados.