‘Empáticos sombrios’: quão perigosos são psicopatas e narcisistas com empatia?
Veja como se comportar caso você esteja lidando com empático sombrio.
Sabemos que empatia é a capacidade de se colocar no lugar dos outros sentindo, até mesmo, suas emoções. Mas quando isso não ocorre, dizemos que a pessoa tem uma empatia sombria. Isso se dá quando o indivíduo tem a capacidade de entender os sentimentos dos outros, entretanto não conseguem sentir da mesma forma. Pensando nisso, separamos algumas características para que você possa perceber esses comportamentos.
Leia mais: Existem três tipos de empatia; Saiba como elas se comportam
Confira as características de um indivíduo que é ‘empático sombrio’
Ainda falando sobre traços de personalidade, essas pessoas carregam a “tríade sombria”.
- Narcisismo: alguém que lida com o ego inflado a todo tempo;
- Psicopatia: pessoas com conturbações mentais e que não têm aptidão para controlar seus comportamentos;
- Maquiavelismo: indivíduos que tendem a não falar a verdade, além de serem vingativos e abusivos.
Os empáticos sombrios muitas vezes podem agir de maneiras que as pessoas não percebam que seus comportamentos são comprometedores. Normalmente, eles podem ser solidários em alguns momentos, mas em outros muito insensíveis. Abaixo listamos algumas condutas que os caracterizam.
- Usam de seus atrativos para manipular;
- Intimidam as pessoas para sua satisfação pessoal;
- Culpam a todos sobre o que acontece ao seu redor;
- São pessoas super maliciosas.
Nesses casos, há maneiras para lidar com pessoas desse tipo. Estabelecer limites é um bom começo, pois assim eles passam a ter consciência de que não são donos da razão. Por hora, colocar um ponto final no relacionamento é uma ótima solução, mas caso não haja essa possibilidade, o melhor a se fazer é direcioná-lo a um profissional de saúde mental para entenderem a melhor forma de se comportarem e, então, passarem a ter um convívio social mais eficaz.
É preciso ter cuidado, pois os empáticos sombrios sempre oferecem ajuda tendo em mente segundas intenções. Vale lembrar que isso se trata de um transtorno de personalidade.
Comentários estão fechados.