Existem três tipos de empatia; Saiba como elas se comportam

Ser empático é uma postura que tem sido muito valorizada ultimamente, porém o seu excesso pode causar consequências negativas.

Especialistas apontam que a empatia é uma qualidade humana muito importante para o convívio em sociedade. Ou seja, se colocar no lugar do outro é um ato de solidariedade e sensibilidade. Porém, nem todo tipo de empatia traz benefícios como parece, por isso é importante estar atento. Dessa forma, no artigo de hoje vamos apresentar quais são os tipos de empatia, leia agora.

Leia mais: O que é empatia?

Conheça os tipos de empatia

Apesar de ser muito importante, é necessário saber diferenciar os tipos de empatia que existem atualmente.

  • Empatia como uma tomada de perspectiva

Nesse conceito, uma pessoa é capaz de entender determinadas coisas a partir do ponto de vista de outra pessoa. A partir dela é possível entender o porquê e como as pessoas pensam de tal forma. Esse conceito é muito válido quando referem-se a vínculos pessoais e interações sociais.

  • Preocupação empática

Talvez esse seja o conceito que mais se aproxima do senso comum atualmente. Nesse contexto, ser empático é ter a capacidade de identificar emoções e sentimentos de outras pessoas e ter uma devida e adequada preocupação. Com isso, essa perspectiva é muito utilizada por terapeutas e conselheiros que possuem a necessidade de se conectar com outras pessoas. Porém, nessa realidade não existe a necessidade de vivenciar os sentimentos, apenas ter noção dos mesmos.

  • Empatia como angústia pessoal

Possa ser que esse conceito seja o mais preocupante em causar consequências negativas, do ponto de vista emocional. Segundo especialistas, nesse tipo de empatia a conexão é tão forte que permite que ambas as pessoas vivenciem os sentimentos que estão sentindo. O prejuízo pode ocorrer quando algumas pessoas acabam se sentindo agredidas por vivenciar tão intensamente os sentimentos e emoções dos outros. Geralmente essas pessoas possuem alto nível de sofrimento pessoal e precisam estar atentas a esse tipo de sentimento.

Por fim, é válido ressaltar que todo ser humano possui e exercita todos esses tipos de empatia. No entanto, é importante e necessário estabelecer os devidos limites para equilibrar o mix de todos esses sentimentos.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.