Atitudes que os pais podem adotar para ter filhos bem sucedidos
Para ter filhos bem sucedidos é importante ter boas condutas desde a infância do pequeno. Confira!
Todos os pais querem que seus filhos tenham sucesso, não se metam em problemas, sejam bons alunos e virem bons adultos. Por outro lado, essa não é uma tarefa fácil, e não existem receitas prontas de como ter filhos bem sucedidos e determinados. Entretanto, algumas pesquisas apontam as atitudes dos pais como fator fundamental para que esse sucesso dos filhos seja alcançado. Saiba mais!
Leia mais: O desejo de ter filhos e os “antinatalistas”: entenda o conceito
Atitude parental consciente
Os pais devem exercer a maternidade e a paternidade conscientes para se ter filhos bem sucedidos no futuro e durante o seu crescimento. Para isso, significa tratar a criança e o adolescente como um indivíduo único, em constante aprendizado e desenvolvimento, ainda sendo necessário uma boa orientação.
Muitos acreditam que é mais fácil quando os pais são bem sucedidos e conhecem o “caminho para o sucesso”. No entanto, não necessariamente, porque cada um de nós tem sua própria personalidade, mas, claro, não deixa de ser um grande incentivo.
Ensinam as crianças a fazerem as suas obrigações diárias
No momento em que as crianças não realizam tarefas como a de lavar a louça ou de arrumar as camas, significa que há alguma pessoa que está fazendo isso por elas, correto?
Dessa forma, eles não apenas ficam livres das tarefas básicas do dia a dia, como também não aprendem que a tarefa deve ser feita e que todos temos que contribuir. Assim, aquelas que crescem fazendo tarefas domésticas tendem a se tornar funcionários participativos e adultos mais empáticos.
Valorizam mais o esforço do que evitar o fracasso
Os pais de crianças bem sucedidas muitas vezes pensam que não vale a pena evitar o fracasso porque ele faz parte de qualquer história e progresso humano. Com isso, deve-se valorizar o esforço diário ao invés de focar no fracasso.
Além disso, perseverar na busca do sucesso e evitar o fracasso a todo custo é uma maneira de manter a habilidade ou a sabedoria o tempo todo. Uma verdadeira mentalidade de crescimento, no entanto, vê o fracasso não como evidência de falta de sabedoria, mas como um incentivo para expandir novas habilidades.
Manter um relacionamento de amizade com os filhos
Um estudo realizado em 2014 com 243 crianças pobres constatou que as que receberam cuidados mais sensíveis nos primeiros três anos de vida superaram aquelas que não receberam. Além de melhor desempenho em provas na infância, também tiveram relacionamentos e desempenho acadêmico mais saudáveis após os 30 anos.
Comentários estão fechados.