Atividades de Matemática sobre Números Pares e Ímpares
Nesta lição, o conceito de números pares e ímpares é explorado usando manipuladores.
Nesta lição, o conceito de números pares e ímpares é explorado usando manipuladores. Um gráfico de centenas é usado para mostrar o padrão alternado de números ímpares e pares. Os alunos são solicitados a estender o padrão para identificar números ímpares e pares adicionais.
Os alunos identificarão números e padrões ímpares e pares em sequências numéricas.
Materiais
Cada aluno deve ter:
- 2 cópias de um gráfico de centenas
- 50 contadores
- lápis verdes
Procedimento
Mostre aos alunos como saber se um número de 1 a 6 é par ou ímpar usando contadores. Explique que se o número de contadores puder ser organizado de modo que cada contador seja emparelhado com outro, o número será par.
Além disso, explique que, se houver um contador desemparelhado ou um contador sobrando, o número será ímpar. Modele esse processo para os alunos e faça com que eles usem contadores para descobrir quais números são par ou ímpares.
Peça aos alunos que usem o lápis verde para colorir os quadrados com os números que eles identificam como pares em seus gráficos de centenas. Peça aos alunos para continuarem a usar esse método para encontrar todos os números pares até 20. Eles devem registrá-los nos gráficos usando um lápis verde.
Peça aos alunos que usem seus lápis de cor verde para continuar com o padrão nos gráficos até o número 50. Peça aos alunos que circulem um número par e um número ímpar entre 20 e 50 em seus gráficos.
Em seguida, peça aos alunos que façam grupos para seus parceiros verificarem suas escolhas. Incentive os alunos a organizar os contadores em grupos de 10 pessoas. Discuta suas descobertas.
Extensão
Escreva vários números entre 50 e 100 no quadro-negro e peça aos alunos que identifiquem se cada um é ímpar ou par.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.