Atividades de Matemática sobre Números Pares e Ímpares

Nesta lição, o conceito de números pares e ímpares é explorado usando manipuladores.

Nesta lição, o conceito de números pares e ímpares é explorado usando manipuladores. Um gráfico de centenas é usado para mostrar o padrão alternado de números ímpares e pares. Os alunos são solicitados a estender o padrão para identificar números ímpares e pares adicionais.

Os alunos identificarão números e padrões ímpares e pares em sequências numéricas.

Materiais

Cada aluno deve ter:

  • 2 cópias de um gráfico de centenas
  • 50 contadores
  • lápis verdes

Procedimento

Mostre aos alunos como saber se um número de 1 a 6 é par ou ímpar usando contadores. Explique que se o número de contadores puder ser organizado de modo que cada contador seja emparelhado com outro, o número será par.

Além disso, explique que, se houver um contador desemparelhado ou um contador sobrando, o número será ímpar. Modele esse processo para os alunos e faça com que eles usem contadores para descobrir quais números são par ou ímpares.

Peça aos alunos que usem o lápis verde para colorir os quadrados com os números que eles identificam como pares em seus gráficos de centenas. Peça aos alunos para continuarem a usar esse método para encontrar todos os números pares até 20. Eles devem registrá-los nos gráficos usando um lápis verde.

Peça aos alunos que usem seus lápis de cor verde para continuar com o padrão nos gráficos até o número 50. Peça aos alunos que circulem um número par e um número ímpar entre 20 e 50 em seus gráficos.

Em seguida, peça aos alunos que façam grupos para seus parceiros verificarem suas escolhas. Incentive os alunos a organizar os contadores em grupos de 10 pessoas. Discuta suas descobertas.

Extensão

Escreva vários números entre 50 e 100 no quadro-negro e peça aos alunos que identifiquem se cada um é ímpar ou par.

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.