Atlas detalhado revela novos detalhes sobre a Lua
O material reúne informações colhidas nas missões Chang’e 1, 2 e 3.
Conforme divulgado pela renomada revista Nature, a Academia Chinesa de Ciências (CAS) revelou ao público o Atlas Geológico do Globo Lunar, documento que agora está sendo considerado o atlas lunar mais completo já feito.
Disponível em chinês e inglês, o atlas traz informações sobre 12.341 crateras catalogadas, 81 bacias lunares e 17 tipos de rocha encontradas na superfície do satélite natural da Terra.
De acordo com os responsáveis pela publicação, o Atlas Geológico do Globo Lunar chinês vem sendo compilado desde 2012 e congrega informações obtidas nas missões lunares Chang’e 1, 2 e 3. A última missão foi feita em 2019.
Imagem: Chinese Academy of Sciences/Reprodução
Antes desse atlas chinês, o último mapa do tipo tinha sido feito por cientistas dos Estados Unidos, na primeira leva de exploração lunar, ocorrida entre 1960 e 1970.
“O Levantamento Geológico dos Estados Unidos usou dados das missões Apollo para criar vários mapas geológicos da Lua, incluindo um global, na escala de 1:5.000.00, e alguns regionais com maior precisão perto dos locais de pouso”, relembrou Jianzhong Liu, geoquímico da CAS e colíder do projeto que culminou na publicação do atlas.
Ainda segundo Jianzhong, os antigos mapas já não são suficientes, fato que motivou a criação do novo atlas pela CAS.
“Desde então, nosso conhecimento da Lua avançou muito, e aqueles mapas não podiam mais ajudar nas necessidades da futura pesquisa e exploração na Lua”, disse.
Esse é mais um projeto expansionista da China no que diz respeito à exploração da Lua. Paralelamente, o país já está envolvido na construção de uma Estação de Pesquisa Lunar Internacional, em conjunto com a Rússia.
O objetivo seria explorar a geologia do satélite e aprimorar os conhecimentos sobre o cosmos.
*Com informações da revista Nature.
Comentários estão fechados.