Guia para atrair abelhas: 7 estratégias para um jardim cheio desses polinizadores
Dicas para aumentar o número de abelhas em seu jardim.
As abelhas são um importante recurso para florescimento e disseminação de plantas e flores. Isso se deve à sua ação polinizadora a qual, por conta da captação do néctar e da transição entre flores, acaba por disseminar o pólen. Sua presença nos jardins se torna então um alvo requisitado, portanto, confira essas 4 dicas de como atrair abelhas.
Conselhos para cuidar de seu jardim
Confira essas 4 dicas para atrair abelhas para seu jardim:
1. Investir em diversidade
Caso você esteja planejando um jardim que atraia abelhas, é recomendável que você invista na plantação de uma grande diversidade de flores. Existem na natureza uma infinidade de espécies de abelhas, cada qual com características únicas de alimentação e fisiologia.
Portanto, com a presença de uma grande variedade de plantas, de diversas cores e formatos, existe a possibilidade de atrair espécies distintas.
2. Opte por plantas únicas e sazonais
Outro ponto importante para que as abelhas sejam atraídas para seu jardim é a presença de plantas com flores simples e sazonais. Isso porque, diferentemente das flores duplas, as simples têm menos pétalas facilitando a captura do néctar, que é recolhido durante todo o ano pelas abelhas.
Logo, invista em plantas nativas e silvestres, de preferências sazonais, que floresçam sucessivamente durante as estações do ano.
3. Plante em grupos
A criação de agrupamentos de plantas é outra dica essencial para atrair abelhas para seu jardim. Isso porque elas se sentem naturalmente atraídas por grandes aglomerações de plantas.
Portanto, em seu jardim, favorece a plantação de grupos de plantas da mesma espécie, em detrimento a flores únicas, assim como a plantação de arbustos e árvores floridas.
4. Não use pesticidas
O uso de pesticidas e inseticidas, embora inicialmente possa parecer uma boa ideia para afastar possíveis pragas de seu jardim, também têm ação nas abelhas e em outros insetos benéficos.
Assim, realize uma plantação orgânica e, para o controle de pragas, utilize alternativas naturais, como joaninha e louva-deus.
Comentários estão fechados.