Atualização do Chrome permite reduzir uso de memória RAM e consumo de bateria
A funcionalidade é ótima para quem possui eletrônicos com potência reduzida ou que sejam mais antigos.
Nova atualização do Google Chrome promete facilitar a vida de quem usa o navegador como dispositivo padrão. Agora, vai ser possível reduzir o uso de memória RAM quando o navegador estiver em uso, assim como diminuir o consumo da bateria de notebooks e outros dispositivos móveis. Acompanhe a leitura e saiba mais.
Entenda as mudanças no Google Chrome
Para quem possui aparelhos mais antigos ou com pouca potência, o Google Chrome pode se tornar uma dor de cabeça quando está em uso. Isso porque o aplicativo consome bastante memória RAM.
Pensando nisso, a versão 108 do Chrome está colocando à disposição dos usuários uma versão teste da nova funcionalidade para tornar a experiência de navegação mais positiva. Se trata das novas ferramentas de Economia de Energia e Economia de Memória.
Para encontrar as opções, é preciso estar com o Google Chrome atualizado. Ao lado da barra de endereço, no canto superior, é possível visualizar a opção de uma folha com um raio dentro. Ali, é possível ativar o modo de Economia de Energia.
Para que a Economia de Memória seja ativada, a guia em uso no Google Chrome deve estar inativa, ou seja, sem uso. A princípio, é interessante apenas quando muitas abas estão abertas e não é uma funcionalidade do navegador como um todo.
Atualização vai estar disponível a partir da versão 110
A fase de teste conhecida como beta ainda está restrita somente ao navegador com a versão 108. Por isso, caso você deseje adicionar ainda hoje as novas funcionalidades, mesmo sem atualizar para a versão 110, adote o seguinte truque e faça uso das flags, uma espécie de ativação manual do comando.
- Para a economia de energia, digite na barra de endereço: chrome://flags/#battery-saver-mode-available
- Para ativar economia de memória, digite: chrome://flags/#high-efficiency-mode-available
Em seguida, reinicie o navegador e observe se as atualizações já estão instaladas.
Essa atualização atende a muitas queixas de usuários que reclamam do Chrome consumir muita memória RAM. Isso porque, o navegador considera que cada processo em uma aba funciona de modo separado.
Sendo assim, quando acontece algum problema em uma aba, o app não precisa ser totalmente fechado e reinicializado.
Comentários estão fechados.