Aumente a sua expectativa de vida com a alimentação correta
Pesquisadores analisaram dados de milhares de pessoas para chegar ao resultado e aumentar em até 10 anos a expectativa de vida de adultos.
Muitas vezes nos dizem que a chave para viver mais é fazer escolhas de estilo de vida mais saudáveis, como praticar exercícios, não fumar e não beber muito álcool. Contudo, pesquisas também mostram que a dieta pode aumentar a expectativa de vida. Com isso, confira informações sobre um novo estudo que descobriu que uma alimentação mais saudável pode prolongar a vida das pessoas.
Leia mais: O consumo correto de azeite pode aumentar a expectativa de vida
Os pesquisadores analisaram dados coletados em diversos estudos sobre o tema. O Global Burden of Disease, que resume a saúde pública de muitas pessoas ao redor do mundo, foi um dos bancos de dados analisados.
Dessa forma, avaliando os hábitos alimentares, foi possível vincular a longevidade à alimentação. O estudo ainda conseguiu encontrar a melhor dieta a ser seguida para aumentar a expectativa de vida de uma pessoa, trazendo resultados com dicas fundamentais.
A alimentação para aumentar a expectativa de vida
A dieta ideal para aumentar a expectativa de vida não contém muita carne vermelha, alimentos processados, laticínios, doces e gorduras. Em vez disso, é preciso comer mais leguminosas (feijão, ervilha e lentilha), grãos integrais e até nozes, que também devem estar no cardápio.
Assim, se a alimentação for melhorada a partir dos 20 anos, a pessoa já poderá contar com um aumento da expectativa de vida em 10 anos quando adulta. Além disso, uma dieta saudável também pode aumentar em até 6 anos o tempo de vida para pessoas com mais de 80 anos.
Um “porém” nessas pesquisas!
No entanto, também há fatores que o estudo não levou em consideração. Primeiro, para ver esses benefícios, as pessoas precisam mudar seus hábitos alimentares dentro de uma década. Isso significa que, se as pessoas não mudarem seus hábitos alimentares por um longo período de tempo, ainda são incertos os benefícios para a expectativa de vida.
Além disso, o estudo também não levou em conta problemas de saúde que anteriormente poderiam afetar a expectativa de vida. Isso significa que os benefícios da dieta na longevidade refletem apenas médias e podem variar de pessoa para pessoa, dependendo de vários outros fatores.
Contudo, não podemos desconsiderar que as descobertas também são consistentes com pesquisas anteriores que mostram que essas melhorias na dieta e no estilo de vida a longo prazo podem proporcionar benefícios à saúde, incluindo a longevidade.
Comentários estão fechados.