Desvendando o crescimento nas buscas por cursos de psicologia: número de estudantes mais que dobrou!

Em pouco mais de uma década, o número de estudantes de psicologia teve um aumento de mais de 100%.

A carreira em psicologia vem se destacando no Brasil nos últimos anos, despertando um interesse crescente por parte dos estudantes. Esse aumento na demanda pelo curso de psicologia é bastante perceptível tanto nas instituições privadas quanto nas públicas. Para entender melhor essa crescente, alguns especialistas discutiram sobre o assunto e trouxeram explicações. Agora, saiba tudo sobre o aumento na procura dos cursos de psicologia no Brasil.

Procura por cursos de psicologia crescem cada vez mais

Nos últimos anos, o número de estudantes matriculados em cursos de psicologia no Brasil mais do que dobrou. Analisando o número de psicólogos em formação no ano de 2010 até o ano de 2021, é possível registrar um crescimento de incríveis 112,4%. Em 2010 o total de estudantes de psicologia era de 136,4 mil, já o salto dado até 2021 resultou em cerca de 289,8 mil estudantes. Ou seja, mais que o dobro.

Por que a demanda aumentou tanto?

A demanda por cursos de psicologia tem a ver com a crescente conscientização da sociedade sobre a importância da saúde mental. Além disso, a expansão da formação em psicologia reflete a diversificação dos campos de atuação profissional, além da clínica. Visto que há alguns anos, o atendimento em clínicas era a prioridade no curso, e, atualmente, a área se expandiu. Sendo possível introduzi-la no esporte, ambiente acadêmico e em questões ambientais, por exemplo, foi um fator determinante para o aumento da procura.

Inclusive, a coordenadora do curso de psicologia da Unesp Bauru (SP), Flávia da Silva Ferreira Asbahr, ressalta que a alta procura por psicologia se reflete em uma diversificação dos campos de atuação profissional.

Mais atenção à saúde mental

De acordo com a presidente da Sociedade Brasileira de Psicologia, Andréia Schmidt, a saúde mental passou a ser vista de maneira diferente pela sociedade. Antes, os problemas de saúde mental eram tidos como questões extremamente pessoais ou até mesmo encarados como falta de vontade. Contudo, felizmente, no mundo atual, a compreensão é de que a saúde mental deve ser tratada de forma mais inclusiva.

Como a psicologia figura como um importante meio para lidar com problemas desse nível, acaba que ela se torna bastante valorizada e, portanto, muito requisitada nos mundos acadêmico e profissional.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.