‘Soft Skills’ subestimadas que podem ser desenvolvidas pela internet

'Soft skills' se referem a habilidades não técnicas e subjetivas que permitem que as pessoas interajam efetivamente com os outros em um ambiente de trabalho ou em outros contextos sociais.

Soft skills são habilidades interpessoais e emocionais que permitem que as pessoas interajam efetivamente com os outros. Essas habilidades geralmente incluem comunicação eficaz, trabalho em equipe, liderança, adaptabilidade, resolução de problemas, pensamento crítico, empatia e inteligência emocional.

As pessoas frequentemente presumem que adquirir soft skills é mais fácil do que aprender habilidades técnicas. No entanto, as soft skills envolvem traços subjetivos e intangíveis, o que pode torná-las mais difíceis de aprender. Ainda assim, é possível desenvolver habilidades sociais por meio de recursos on-line e muita prática.

1. Escuta Ativa

Trabalhar a habilidade de escuta ativa é importante para uma comunicação eficaz. Isso porque as pessoas nem sempre expressam seus pensamentos de forma clara e direta, sendo preciso interpretar as pistas verbais e não verbais para compreender o que o outro está dizendo.

Para desenvolver a escuta ativa, é importante trabalhar a autoconsciência, por exemplo, observe como sua mente se comporta durante as conversas e corrija barreiras internas de escuta, como a tendência de se distrair facilmente.

O uso de ferramentas de meditação on-line e técnicas de respiração pode ajudar a manter a calma durante momentos emocionantes ou discussões acaloradas. Pessoas excessivamente emocionais tendem a impor suas crenças aos outros, em vez de entender a situação.

Utilizando a plataforma Insight Timer, é possível meditar com o auxílio de gravações, participar de cursos, utilizar um timer para sessões solo e ainda se juntar a amigos e grupos. O aplicativo está disponível gratuitamente na Play Store e App Store.

2. Empatia emocional e cognitiva

A capacidade de ser empático torna você uma pessoa autêntica e sincera. Quando você presta atenção nos sentimentos das pessoas, reconhece suas lutas e se mostra vulnerável, elas passam a confiar em você. É importante desenvolver empatia tanto no ambiente profissional quanto casual.

Para cultivar a empatia, é importante ampliar seu círculo social. Inscreva-se em aplicativos de interesses e interaja com pessoas de diferentes esferas da vida. Exponha-se a novas experiências e estilos de vida, pois isso pode ajudá-lo a desenvolver sua capacidade empática.

Lembre-se de que viver em uma bolha e se isolar da sociedade pode diminuir a empatia. Embora algumas pessoas possam ser naturalmente mais compreensivas do que outras, a empatia não desaparece completamente com o tempo. Se você mostrar compaixão e se expressar com mais frequência, seu lado empático pode ressurgir.

3. Pensamento criativo

Para lidar com a demanda crescente por criatividade no contexto de tecnologias de Inteligência Artificial, é preciso aprender a cultivar a criatividade. Embora máquinas possam seguir instruções, elas ainda não conseguem gerar ideias únicas e inovadoras, algo que só é possível com o pensamento humano.

Bloqueios criativos podem acontecer, mesmo para artistas renomados, mas isso não significa falta de imaginação ou originalidade. A ideação é um processo que requer tempo e espaço para gerar ideias.

Uma dica é deixar a mente livre para vagar e anotar todos os pensamentos, por mais abstratos que possam parecer. Depois, é possível examiná-los e visualizá-los com uma ferramenta de mapa mental, avaliando a viabilidade e criando uma estratégia de execução concreta.

É importante lembrar que a criatividade continuará sendo uma característica valiosa e em demanda, mesmo em um mundo cada vez mais tecnológico.

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