O que é necessário para conseguir o auxílio-maternidade?

Benefício dá o direito ao afastamento de mulheres grávidas de suas atividades laborais. Confira detalhes sobre o benefício.

O auxílio-maternidade é um benefício fornecido pelo INSS para as mulheres que necessitam se afastar do seu trabalho por motivos ligados ao nascimento de um filho(a), aborto não criminoso, e ainda em caso de adoção ou guarda judicial conectada à adoção. Entenda melhor como funciona esse benefício a seguir.

Leia também: Saiba como comprovar vínculo com o INSS caso não conste no CNIS

O que é necessário para conseguir o auxílio-maternidade?

Segundo a advogada Flávia Filhorini, sócia do escritório Filhorini Advogados Associados, para obter este auxílio é preciso possuir “qualidade de segurado do INSS”.

Como conseguir qualidade de segurado?

  1. Realizar contribuições para o INSS;
  2. Encontrar-se no período de graça (momento em que permanece a qualidade de segurado após terminar os recolhimentos);
  3. Ganhar algum benefício do INSS, menos o auxílio-acidente.

Porém, se a situação atual encontra-se sem nenhum recolhimento, seja por empregada cadastrada ou contribuinte individual ou facultativa, para alcançar o recebimento do benefício é necessário atingir o mínimo de contribuições necessárias. Ou seja, a trabalhadora deve ter 10 contribuições mensais no INSS, além de ter em mãos a qualidade de segurada com a data do fornecimento do salário-maternidade.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More