Avanços tecnológicos: inteligência artificial está ainda mais perto do SUS
De acordo com o Ministério da Saúde, a tecnologia seria eficaz para diminuir as filas de espera para o atendimento no SUS.
Com o intuito de ampliar o alcance de uma saúde pública universal e melhorar a qualidade do serviço oferecido, o Ministério da Saúde está buscando a implementação de novas tecnologias no Sistema Único de Saúde (SUS). A indicação, até o momento, aponta para o auxílio de uma inteligência artificial.
Em uma entrevista concedida à Agência Brasil na última terça-feira, 23, o diretor do Departamento de Saúde Digital e Inovação (Desd) revelou que o Governo Federal está avaliando a possibilidade de implementar a inclusão digital no Sistema Único de Saúde (SUS) por meio do projeto denominado SUS Digital.
Com o programa SUS Digital em fase de estudos, está sendo analisada a possibilidade de integrar a inteligência artificial (IA) nos serviços de atendimento à população.
Essa proposta tem como objetivo aprimorar os serviços de saúde, proporcionando avanços significativos no acesso e na eficiência do atendimento aos cidadãos.
SUS pode ter filas mais rápidas mediante a implementação de IA
O objetivo é promover a digitalização em todos os níveis de atendimento, desde a atenção primária até a atenção terciária, visando aprimorar os serviços de saúde e acompanhar as demandas do cenário atual.
De acordo com o diretor do Departamento de Saúde Digital e Inovação (Desd), o programa SUS Digital tem como objetivo repensar o acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS) por meio de aplicativos, inteligência artificial e big data.
A proposta visa redesenhar a saúde no país para os próximos 20 anos, incorporando tecnologias avançadas e estratégias inovadoras para melhorar a prestação de serviços e garantir um acesso mais eficiente e abrangente aos cuidados de saúde.
Para Carlos Carvalho, professor titular de pneumologia da USP (Universidade de São Paulo), o país já tem projetos em andamento para implementar a saúde digitalizada em UTIs.
Essas iniciativas surgiram durante a pandemia do novo coronavírus e têm demonstrado resultados favoráveis.
Comentários estão fechados.