Bacia do Tocantins-Araguaia: Principais rios, localização, hidrelétricas e importância
Você sabe onde é localizada, a importância, as hidrelétricas e o principais rios da Bacia Tocantins-Araguaia? Continue lendo esse artigo e entenda.
A Bacia do Tocantins-Araguaia recebe esse nome por ser formada principalmente pelo rio Tocantins, com 2.416 km e o rio Araguaia, com 2.115 km. Por estar inserida somente no Brasil, ela é considera a maior bacia hidrográfica totalmente brasileira.
A Bacia do Tocantins-Araguaia está localizada a nordeste do estado de Goiás, e conecta-se a 49 municípios em diversas partes do país. Saiba quais são as regiões que a bacia pode ser localizada:
- Na região Norte, é encontrada nos estados do Pará e Tocantins;
- Na região Centro-Oeste, se localiza nos estados de Goiás, Mato Grosso e Distrito Federal;
- Na região Nordeste, a bacia Tocantins-Araguaia está no Maranhão.
Importância da Bacia Tocantins-Araguaia
A maioria dos rios da Bacia Tocantins-Araguaia são navegáveis, possuindo grande importância para a economia da região, sobretudo para o transporte de produtos agrícolas.
Além disso, a energia gerada na Usina de Tucuruí, além de abastecer grande parte das cidades da região centro-norte do Brasil é usada pelas empresas exploradoras de minérios, principalmente instaladas na serra dos Carajás (Pará).
Além do transporte de produtos agrícolas e da energia gerada por essa bacia, a pesca também é uma atividade econômica desenvolvida em rios dessa bacia hidrográfica.
Hidrelétricas da Bacia Tocantins-Araguaia
Com uma área de aproximadamente 960 mil km², a bacia Tocantins-Araguaia drena cerca de 11% do território nacional, sendo a segunda bacia hidrográfica em produção de energia do país, com presença de hidrelétricas.
As usinas que se destacam são: Usina de Tucuruí, no rio Tocantins, no estado do Pará, e a Usina de Lajeado, no Tocantins.
Principais rios da Bacia Tocantins-Araguaia
Formada por diversos rios, os principais que formam a Bacia Tocantins-Araguaia são:
- Rio Tocantins
- Rio Araguaia
- Rio das Almas
- Rio Formoso
- Rio Garças
- Rio Bagagem
- Rio Tocantinzinho
- Rio Paraná
- Rio Manuel Alves Grande
- Rio Sono
- Rio Santa Tereza
- Rio Cana Brava
- Rio Santa Clara
- Rio dos Patos
- Rio Uru
- Rio Cacau
- Rio Claro
- Rio Cristalino
- Rio Caiapó
- Rio Crixá-açu
Principais problemas ambientais
A região desta bacia hidrográfica vem sofrendo problemas ambientais gerados pela exploração mineral e aumento das atividades agrícolas.
Enquanto a primeira atividade econômica é responsável pelo aumento da poluição de rios, a segunda tem causado o aumento no desflorestamento voltado para a ampliação de áreas agricultáveis.
Leia taambém: Bacia Hidrográfica do Paraguai – Extensão, localização, mapa, economia, Pantanal
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.