Bacia Hidrográfica Amazônica
Conheça algumas características da maior bacia hidrográfica do mundo que além do Brasil compreende diversos países da América Latina.
O que é uma Bacia Hidrográfica?
A definição geral sobre bacia hidrográfica se refere a uma porção da superfície terrestre banhada por um rio principal, ribeirões, riachos e córregos, as quais são alimentadas pelas águas das chuvas, lençóis subterrâneos, etc.
Veja também: Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – Extensão, Percurso, Estados
Bacia Hidrográfica da Amazônia
Levando em consideração o que foi dito, tem-se a Bacia Amazônica como a maior do país e do mundo, no qual possui 7 milhões de Km2 de extensão aproximadamente, no qual cerca de 4 milhões de Km2 estão no território brasileiro (que corresponde a 42% do território nacional).
Essa bacia abrange também países da América do Sul, como Peru, Bolívia, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana e Suriname, além do Brasil.
No Brasil, a Bacia Amazônica compreende uma área de 3,8 milhões de quilômetros quadrados, estando presente nos estados do Amazonas, Acre, Amapá, Roraima, Rondônia, Mato Grosso e Pará.
Tem uma grande importância ambiental, pois é a partir desta que se obtém uma das maiores quantidades de água doce do planeta.
Rios
O principal rio dessa bacia é o Amazonas, que nasce nos Andes peruanos com o nome de Vilcanota, e recebe depois a denominação de Ucayali. No momento em que adentra no território brasileiro, no estado do Amazonas, passa a ser chamado de Solimões, até o encontro com o Rio Negro. A nível de curiosidade, daí surge o nome da dupla sertaneja famosa no Brasil.
Além disso, como dito anteriormente, as bacias hidrográficas são formadas por córregos, restingas, praias, igarapés, matas inundadas, lagos de várzea etc. No caso da Bacia Amazônica, existem:
- Rio Amazonas
- Rio Negro
- Rio Solimões
- Rio Madeira
- Rio Trombetas
- Rio Purus
- Rio Tapajós
- Rio Branco
- Rio Javari
- Rio Juruá
- Rio Xingu
- Rio Japurá
- Rio Iça
O transporte hidroviário é muito comum para a população nortista, por isso, os rios são usados como via de acesso a essa porção do espaço brasileiro, uma vez que em muitos casos outra forma de transporte não seria viável. Tal fato não se restringe somente ao passado, já que atualmente os rios ainda são os principais meios de deslocamento e comunicação.
Vegetação
A vegetação predominante ao longo dessa bacia é a floresta, com matas de várzea, abrigando uma enorme variedade de espécies animais e vegetais. Além disso, há também áreas de cerrado e campos.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.