Tudo sobre a Baleia-franca-do-sul

Saiba um pouco mais sobre as características e modo de vida deste gigante dos mares.

A Baleia-franca-do-sul (Eubalaena australis) é uma animal que pertence ao grupo conhecido como cetáceos, que inclui baleias, golfinhos e botos. Ela é uma das três espécies da família das baleias francas. As outras duas são a Baleia-franca-do-norte-do-Atlântico e a Baleia-franca-do-norte-do Pacífico.

Habitat

Também conhecida como austral, essa baleia pode ser encontrada entre o hemisfério sul e a Antártida. Atualmente, todas as três espécies de baleia franca são consideradas ameaçadas de extinção.

Geralmente estas baleias são encontradas em áreas de alta latitude, onde a água fria fornece grandes quantidades de alimentos ricos em nutrientes.

Características

Quando adulta, a baleia franca pode ter mais de 15 metros de comprimento e pesar até 60 toneladas. Se comparada a outras espécies de baleias, sua cabeça é bastante grande e engloba aproximadamente 25% do corpo inteiro.

Seu corpo é bastante grande e esférico, sendo mais largo em torno da área central. Elas nadam com o auxílio de um par de barbatanas peitorais curtas e largas que ajudam a baleia a se movimentar com precisão.

Ao contrário de outras espécies de baleias, a Baleia-franca-do-sul não possui uma barbatana dorsal. Em termos de coloração, esse animal tem um tom de pele escura e acinzentada, com manchas brancas na garganta e na barriga.

O cetáceo também têm uma série de calosidades em várias partes de sua cabeça e na parte superior do corpo. A boca desses mamíferos marinhos não têm a presença de dentes, mas são equipadas com placas de barbatanas que têm cerdas presas a elas, permitindo que essas baleias filtrem suas presas da água enquanto nadam pelo oceano.

Quando observada de lado, a boca é ligeiramente arqueada e tem um formato de arco. A principal dieta das baleias-francas-do-sul consiste em minúsculos crustáceos. Elas caçam suas presas nadando com a boca aberta e prendendo-as em sua boca.

Reprodução

Quando o clima esfria e a época de acasalamento começa, elas migram em direção ao equador para acasalar e dar à luz.

Quando se trata de acasalamento, estas baleias são animais poligâmicos e as fêmeas podem ter até 7 parceiros.

O período médio de gestação para as baleias-francas-do-sul é de cerca de 12 meses. As baleias fêmeas produzem um único filhote a cada 3 ou 4 anos.

Os bebês recebem cuidados por 6 meses e a expectativa de vida média desses animais é de 50 a 100 anos.

Estas baleias podem ser vistas viajando em uma variedade de locais diferentes, como Argentina, Austrália, Brasil, Chile, Nova Zelândia, Peru, África do Sul e Uruguai.

Comportamento

As baleias-francas-do-sul são uma espécie bastante ativa, sociáveis ​​com outras baleias e golfinhos e são conhecidas por se aproximarem dos barcos e embarcações para observar os objetos e às pessoas que estão por lá.

Ao interagir com seres humanos ou outros animais, esses mamíferos marinhos parecem ser cuidadosos e conscientes de seu grande tamanho, pois limitam seu comportamento.

Esse animal é conhecido por enfrentar uma série de ameaças. Eles podem ser atingidos pela passagem de navios ou grandes embarcações, poluição química, construções aquáticas, mineração, caça predatória e vazamentos de óleo.

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.