Banho das plantas: Saiba como cuidar da higiene de suas plantas para mantê-las saudáveis e lindas
A limpeza das plantas precisa ocorrer nas folhas, no caule, galhos e ramos, mas poucas pessoas praticam isso.
Todo mundo sabe que as plantas precisam de água para viver, mas a maioria das pessoas relaciona isso apenas com a rega. No entanto, a higiene das plantas também é um fator fundamental para que elas estejam sempre belas e saudáveis. Ou seja, é necessário realizar o banho das plantas para além das regas recomendadas a cada espécie.
Leia Mais: Erros comuns ao cuidar de plantas em casa: Veja como evitar.
Dicas de limpeza das plantas
Note que as plantas podem possuir uma fina camada de poeira que é formada com o tempo e que geralmente fica em suas folhas. Inclusive, esse fator pode ser o responsável por tirar a beleza e vida da sua planta, por isso é importante que você as limpe com frequência.
Portanto, conte com a ajuda de uma esponja ou pano macio para, com um pouco de água, retirar todo o excesso de poeira. Com isso, rapidamente as cores das folhas da sua planta serão resgatadas, de modo que ficam mais belas.
Mas preste atenção, pois essa limpeza precisa ser sempre com água fria ou fresca, já que água quente ou morna é muito prejudicial às plantas. Também não passe o pano ou esponja úmida com força, mas com delicadeza, pois as folhas das plantas podem ser bem frágeis.
Limpar e regar as plantas é a mesma coisa?
Não necessariamente, apesar de que esse banho das plantas também serve como uma espécie de hidratação. Porém, a rega tende a ser mais intensa e, consequentemente, mais eficaz para o crescimento das plantas. Ou seja, de maneira alguma a limpeza deve substituir as regas, pois não são o suficiente.
Todavia, você pode aproveitar o momento da rega para fazer a limpeza, e isso não tem problema algum. Ou você pode realizar a limpeza sem que haja a rega, o que é mais comum para plantas que não precisam de muita água.
Nesses casos, não exagere na água da limpeza para que o efeito seja o contrário, e assim você acabe matando a sua planta ao invés de mantê-la saudável. Ainda assim, enfatizamos que tanto a limpeza quanto a rega devem ser feitas sempre que necessárias, sendo que uma não substitui a outra.
Comentários estão fechados.