5 erros comuns ao cuidar de plantas em casa: Veja como evitar

Evite esses erros e mantenha suas plantinhas bonitas e saudáveis.

Muitas pessoas têm plantas em casa, mas não sabem como cuidar de forma adequada. Dessa forma, as espécies podem acabar não se desenvolvendo de maneira plena ou até mesmo morrer. Veja agora quais são os erros comuns ao cuidar de plantas e evite cometer esse tipo de falha.

Leia mais: Como fazer mudas de plantas para vender

Antes de tudo, para ter plantas bonitas e saudáveis é necessário saber as necessidades de cada uma delas. Por isso, se informe sempre! As espécies são diferentes e em muitos casos necessitam de cuidados distintos entre si devido às suas características próprias. No mais, alguns erros são mais frequentes, então saiba como evitá-los.

Principais erros ao cuidar das plantas

Vamos à lista!

1. Água em excesso

Regar as plantas demais (ou de menos) é um erro extremamente comum. O excesso de água é mais prejudicial do que a falta, porque as raízes das plantas podem apodrecer e morrer. No intuito de saber se está na hora de regar, coloque um dedo na terra, caso esteja seca, é o momento de colocar mais água.

2. Excesso (ou ausência) de luz

Esse é outro erro bastante comum. A depender da espécie, sol demais pode fazer com que plantas que preferem a sombra fiquem com as folhas amareladas ou queimadas. Por outro lado, se a planta requer maior exposição à luz solar e é mantida por muito tempo na sombra, pode ficar com as folhas atrofiadas.

3. Vaso incorreto

As plantas possuem diferentes necessidades de espaço devido ao seu processo de crescimento. Portanto, a escolha do vaso, caixote ou outro recipiente, deve ser feita levando em consideração o tamanho que a planta pode atingir, a fim de garantir o espaço e disponibilidade de nutrientes suficientes.

4. Proximidade entre plantas de necessidades diferentes

Se duas plantas com necessidades diferentes são colocadas muito próximas uma da outra, isso pode ser prejudicial para ambas em virtude da disputa por espaço, nutrientes e água. Além disso, se uma planta requer mais exposição ao sol do que outra e você cuida delas de forma igual, vai prejudicar uma das duas.

5. Poda incorreta

Em geral, a poda é realizada a fim de aumentar a produção de flores e frutos ou então para fazer uma cerca viva. O que muita gente não sabe é que as plantas só devem ser podadas após florirem pela primeira vez. No mais, apenas os galhos mortos e secos devem ser cortados.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More