Beber muita água pode ajudar a diminuir risco de insuficiência cardíaca
Consumir uma quantidade adequada de água pode ajudar a prevenir diversos problemas de saúde.
Diversos estudos, principalmente em universidades nos Estados Unidos, têm avançado no entendimento de que o baixo consumo de água diário pode estar intrinsecamente ligado ao risco de desenvolver problemas cardíacos. Segundo essas pesquisas, dados de 16 milhões de adultos foram rastreados por 30 anos e analisados para comprovar que beber água diminui o risco de insuficiência cardíaca. Confira mais detalhes a seguir!
Leia mais: Brasileiro passa em média 41 anos da sua vida online
Entenda como o consumo de água pode influenciar na saúde cardíaca
Estudos recentes descobriram que um corpo bem hidratado mantém níveis saudáveis de pressão arterial e função cardíaca. Por outro lado, aproximadamente 11,5% das pessoas com níveis normais de sódio em seus corpos, sem diabetes, obesidade ou insuficiência cardíaca desenvolveram a doença por não ingerirem quantidades adequadas de água por dia.
Quando o nível de sódio foi superior a 143 mmol/L na meia-idade (que normalmente deveria estar entre 135 e 142 mmol/L), o risco aumentou 39%. Se o nível de sal estiver entre 142,5 e 143 mmol/L, as chances de desenvolver hipertrofia ventricular esquerda, que reduz a capacidade do coração de bombear sangue e aumenta o risco de insuficiência cardíaca, crescem 62%.
Veja a relação entre consumo de água e a saúde do corpo
Quanto mais sal no corpo, menores os níveis de fluidos e vice-versa. Para manter a proporção de sódio na faixa normal, é necessário consumir bastante líquido. Segundo pesquisadores na área, além de seguir uma dieta saudável e evitar alimentos ricos em sódio, é fundamental manter uma hidratação adequada, principalmente na terceira idade.
Semelhante a reduzir a ingestão de sal, beber bastante água e se hidratar são maneiras de ajudar nossos corações e podem ajudar a diminuir o risco de doenças cardíacas ao longo do tempo. Portanto, a recomendação médica é de que mulheres consumam entre 1,5 e 2,1 litros de água por dia, enquanto os homens precisam ingerir cerca de 2 a 3 litros.
Comentários estão fechados.