Entenda como beber vinho pode reduzir o risco de desenvolver diabetes
Essa bebida fermentada pode ser uma grande aliada na busca da saúde. Saiba mais!
É muito comum ouvir especialistas falarem sobre o perigo do álcool e os riscos que essas bebidas trazem para a saúde. Porém, um estudo recente indicou que, com um consumo moderado, o vinho pode ser um excelente aliado no combate à diabetes tipo 2. Veja abaixo o porquê dessa bebida ser tão eficaz contra essa doença.
Leia mais: Entenda sobre como beber vinho pode ajudar a combater a Covid-19
Entendendo os estudos
Segundo o estudo feito pelo Instituto Nacional de Saúde Pública da Universidade do Sul da Dinamarca, o consumo de vinho reduz em até 30% o risco de diabetes. Nesse caso, é preciso um consumo médio e moderado de quatro porções durante a semana.
Para isso, os dinamarqueses utilizaram dados coletados de mais de 76 mil indivíduos, entre 2007 e 2008, através do próprio Estado. Dessa forma, houve o monitoramento dos participantes da pesquisa por cinco anos, onde tiveram que responder questões sobre estilos de vida e realizar coletas de sangue constantemente. Assim, os pesquisadores foram capazes de manter as atualizações das informações sobre as condições de saúde desses indivíduos.
Após um período de cinco anos, foi relatado que quase 1600 homens e mulheres apresentaram quadros de diabetes, sendo a maioria do tipo 2. Isso porque o tipo 1 relaciona-se mais com à questões genéticas e o seu diagnóstico pode ser feito ainda na juventude.
Através disso, foi possível apontar que o consumo de vinho teve um impacto bem significativo na vida desses adultos, especialmente no metabolismo da glicose. Além disso, notou-se também que o risco de desenvolver essa doença é maior entre quem consome mais cerveja ou licor, visto que as bebidas são bem diferentes em suas composições.
Por que o vinho é tão eficaz?
Basicamente, esse fermentado, especialmente o tinto, possui polifenóis, uma substância excelente para reduzir o açúcar no sangue. Inclusive, a quantidade de bebida necessária para ter esse efeito varia bastante entre os sexos. No caso das mulheres, uma a seis medidas por semana reduziram o risco em 21%. Enquanto isso, para os homens, são necessárias pelo menos sete taças por semana para reduzir em 30% os riscos de diabetes.
Comentários estão fechados.